Por que criatividade?

por Jairo Siqueira · 4 comentários

em Criatividade

Ambiente criativo

A criatividade se tornou uma habilidade essencial em todos os campos da atividade humana como artes, ciências, indústria, comércio, governo e nas relações entre pessoas, organizações e nações. Sob certos aspectos, podemos dizer que criatividade é a fuga da maneira habitual e rotineira de fazer as coisas.

No âmbito individual esta fuga se torna necessária quando o nosso trabalho se mostra pouco inteligente, repetitivo e monótono. No ambiente dos negócios, quando os problemas se tornam crônicos e as soluções usuais já não mais funcionam, ou quando nossos produtos e serviços se tornam ultrapassados e perdem competitividade. No âmbito nacional, o futuro de nossa sociedade requer ideias corajosas e inovadoras para tratar importantes questões sociais, econômicas e ambientais ainda não equacionadas e causadoras de pobreza, injustiças, conflitos e insegurança.

A inovação nasce do questionamento de hábitos e atitudes tradicionais que não mais funcionam, da exploração de novos métodos, da aceitação de desafios e da decisão de correr os riscos da mudança. Se você como líder, gerente ou educador, tem responsabilidades por outras pessoas, não pode negligenciar o dever de ajudá-las a desenvolverem sua capacidade criativa. Isto implica em:

  • ajudá-las a sair da zona de conforto da rotina diária e ter coragem de enfrentar o novo;
  • orientá-las na compreensão do processo criativo e como desenvolver suas habilidades para solução de problemas;
  • criar um ambiente que valoriza as ideias inovadoras e as contribuições para melhoria do desempenho da organização.

Todo sucesso criativo que obtive foi devido à minha crença que o poder criativo pode ser aumentado pelo esforço, e que há meios pelos quais podemos orientar nosso pensamento criativo (Alex Osborne, Your Creative Power: How to use your imagination to brighten life).

Livros Criatividade

Sua empresa é um ambiente que incentiva a criatividade e a renovação de seus produtos e processos? Baixe o arquivo Capacidade de Inovação e avalie a cultura de sua empresa e sua capacidade de criar e inovar.

Artigos relacionados:

Conheça e explore sua criatividade

Criatividade e inovação

Ouse sonhar, não tenha medo de sua criatividade

12 dicas para pensar criativamente

Pensamento criativo – você está no controle

Escreva seu comentário

{ 4 comentários… leia-os abaixo ou escreva o seu }

Jairo Siqueira abril 23, 2011 às 09:16

Marcia,

Espero que minha resposta ainda chegue a tempo. Estive viajando e só agora posso responder. Sem conhecer o tema de seu livro, pouco posso sugerir. Sugiro ir direto ao assunto e enfatizar os benefícios de seu livro. Em que eles ajudam os leitores? Quais conhecimentos, experiências,reflexões, etc. ele fornece ou incita?
Abraços e sucesso.

Responder

Marcia Tavares Pinheiro abril 15, 2011 às 00:33

Jairo,
Bom dia!

Gostaria de receber uma ajuda criativa de como apresentar o livro que publiquei.
Recebi um convite de uma universidade importante e eles vao me receber em conferencia.
Vc poderia me dá umas dicas?
Atenciosamente,
Márcia

Responder

André março 20, 2009 às 08:37

Gostei desse texto também, trabalho com montagens de fotos e edição de vídeos, mais também trabalho com o meu negócio próprio, e exige muita criatividade o meu ramo de negócios, e por isso que sempre busco dicas aqui nesse site que é muito bom!

Responder

Eliane Souza março 24, 2008 às 11:30

Gostei bastante do texto, ótimo para reflexão.

Responder

Artigo anterior:

Artigo seguinte: