Criatividade é criar novas conexões

por Jairo Siqueira · 3 comentários

em Criatividade, Técnicas e Ferramentas

Conectado

Atenção, o primeiro princípio do processo criativo, recomenda que, inicialmente, nos concentremos no problema ou desafio que estamos enfrentando. Ao nos concentrarmos, nossa mente se abre para a percepção de possibilidades e conexões que normalmente não enxergamos. Em muitas situações, a criatividade consiste exatamente em criar conexões entre objetos e conceitos que até então eram totalmente desconectados. Vamos ver um exemplo que não é nenhum caso de genialidade mas que, na sua simplicidade, ilustra muito bem o princípio da Atenção.

Eram 16 horas quando o cliente me disse: “Amanhã, às 10 horas, teremos uma reunião para lançamento do Programa 5S. Prepare um cartaz de lançamento do 5S para ser apresentado nesta reunião. Quero algo diferente, criativo e alegre. Reconheço que o tempo é curto, mas veja o melhor que você pode fazer”.

Como você sabe, o 5S (House keeping) é um programa que visa a obtenção de um ambiente de trabalho organizado, limpo, saudável e produtivo. Sem entrar em detalhes, consiste na eliminação de coisas inúteis e organização das coisas úteis, de forma a melhorar a qualidade e a produtividade.

Passei o resto da tarde pensando no desafio. Fui para o hotel e jantei concentrado no desafio: cartaz 5S, diferente, criativo e alegre. Depois do jantar, resolvi dar um tempo e ler o jornal. No entanto, continuava concentrado e minha mente escaneava o jornal à procura de uma conexão, uma dica. De repente, ao passar os olhos pela coluna de horóscopo, a ideia surgiu: usar os símbolos e a linguagem dos horóscopos para apresentar o 5S de forma diferente, leve e divertida. O resultado agradou o cliente e você pode vê-lo clicando no link a seguir: Os astros e a qualidade

Como disse, não é nenhum exemplo de genialidade, mas mostra como funciona o princípio da Atenção, o primeiro passo do processo criativo. Um detalhe importante: combine períodos de forte concentração com períodos de relaxamento. É nestes períodos de relaxamento que nossa mente organiza as informações e se abre para o inusitado.

Conexão e conectividade são conceitos chaves hoje em dia, quando a indústria procura avidamente novas combinações entre Internet, telefonia, televisão, cinema, música, literatura, comércio, logística, publicidade, divulgação do conhecimento, relacionamentos, etc.

Livros Criatividade

Artigos relacionados:

O processo criativo

Técnicas de criatividade

Bloqueios à criatividade

Desvendando o segredo dos grandes inventores

Criatividade e intuição

Para uma lista completa, consulte Índice de Artigos

Escreva seu comentário

{ 2 comentários… leia-os abaixo ou escreva o seu }

Regina setembro 12, 2011 às 13:21

Eu gostei!

Responder

Cristiane fevereiro 19, 2008 às 23:16

Achei muito interessante seus artigos, mas gostaria que o senhor fizesse um conceito sobre criatividade e se fosse possivel receber o conceito por e-mail (kis.paula@hotmail.com). obrigada

Responder

Artigo anterior:

Artigo seguinte: