O automóvel de da Vinci

por Jairo Siqueira · 5 comentários

em Criatividade

Post image for O automóvel de da Vinci

Interessante reconstrução virtual e material do primeiro mecanismo que pode ser chamado de automóvel (que se move por si). Um sofisticado mecanismo inventado em 1495 pelo gênio italiano Leonardo da Vinci. Clique na tela para abrir o video.

Leonardo Da Vinci Automovile (1495)

Quanto mais estudamos a vida de Leonardo da Vinci, mais admirados ficamos com sua genialidade e, principalmente, com a amplitude de seus interesses, conhecimentos e experimentos. Seus trabalhos e investigações vão desde a pintura até a medicina, passando pela escultura, arquitetura, física, mecânica, engenharia e outros. É o caso raro de uma mente que cobre quase todos os tipos de inteligências do modelo de Múltiplas Inteligências de Howard Gardner (veja o artigo Criatividade e Inteligência neste blog).

Quando examinamos as grandes invenções de Leonardo da Vinci, além de sua notável genialidade, devemos considerar também a época em que ele viveu, e como o ambiente social e cultural influiu sobre sua formação e sobre seu trabalho.

Leonardo viveu em plena Renascença, nos séculos XV e XVI, época de grande prosperidade econômica na Itália, conhecida como a época do Humanismo e que se caracteriza por enormes progressos nas artes, nas leis e nas ciências. A Igreja Cátolica e as ricas famílias como os Medici, Sforza e Borgia apoiavam financeiramente e estimulavam os artesãos e artistas. Os jovens talentosos como Leonardo, Rafael e Michelangelo tinham a oportunidade e o apoio para desenvolverem suas habilidades. Em resumo, a Renascença foi um momento de efervescência cultural; de retomada do interesse pelos grandes filósofos, escritores e artistas gregos; e pela valorização de novas idéias no campos das artes, arquitetura e filosofia.

O talento é fundamental, mas pode ser totalmente desperdiçado por um sistema escolar que inibe a imaginação e por um ambiente que valoriza a mesmice, teme as mudanças e bloqueia a criatividade.

Para sua reflexão: Leonardo era filho ilegítimo de Piero da Vinci, um jovem notário e de Caterina, uma componesa. Quais seriam as chances de Leonardo se ele vivesse hoje? Se trabalhase nas organizações que você conhece?

Livros Criatividade

Artigos relacionados:

Anatomia das grandes invenções

Desvendando o segredo dos grandes inventores

Criatividade é criar novas conexões

Criatividade e inovação

Criatividade e inteligência

Para uma lista completa, consulte Índice de Artigos

Escreva seu comentário

{ 5 comentários… leia-os abaixo ou escreva o seu }

Carlos Eduardo Wolf junho 7, 2012 às 19:17

Olá, caríssimos Jairo e demais novos colegas deste sítio;
Estou feliz por ter conhecido este ambiente brilhante e pela acolhida como assinante recém vindo.
Espero engrandecer meus conhecimentos, primorar minhas ideias e estreitar os laços de amizades que se nos façam crescer como cidadãos úteis, prontos a servir em educação e, principalmente, multiplicar conheceres e dividir tais ações. Espero também, colaborar em partículas construtivas que possam somar positivamente nossa efêmera passagem aqui, seja como seres ávidos pelo bem, como também prontos para tal ação.
Obrigado e estou por aqui. Sempre.
carlos E. Wolf

Responder

Jairo Siqueira junho 8, 2012 às 11:41

Carlos Eduardo, muito obrigado pela sua mensagem. Você será sempre bemvindo e aguardo suas novas visitas, comentários e sugestões.
Um grande abraço.
Jairo Siqueira

Responder

Jairo Siqueira outubro 24, 2007 às 21:48

Airton,

Você é sempre bem vindo. Fico feliz em saber que os artigos deste blog estão sendo úteis à sua equipe. Muito sucesso e um grande abraço.

Responder

airton outubro 24, 2007 às 20:54

Jairo

Muito Obrigado mesmo por nos dar a oporttunidade de entrar em contato com estes insights, pois serão de muita validade para meus bate-papos com nosso time de vendas

Abração

Responder

luiz março 21, 2007 às 11:38

oi meu nome e luiz alax maia eu aprendi um monte coma mesopotamia eu tive que fazer um trabalho de escola eu e meus 3 colegas eu tirei desse site obrigado por nos ajudar vlw fuii

Responder

Artigo anterior:

Artigo seguinte: