Programa de sugestões: como obter ideias melhores e úteis

by Jairo Siqueira · 4 comments

in Criatividade, Liderança, Técnicas e Ferramentas

Plano de sugestõesQuando se fala em promover a participação dos trabalhadores nas iniciativas de inovação, a caixa de sugestões é uma das idéias sempre presentes. Na maioria das vezes, esta idéia é recebida com um grande entusiasmo. A direção cria expectativas sobre as extraordinárias melhorias e economias que serão obtidas. Os trabalhadores sonham com as possibilidades de prêmios e reconhecimento de seus talentos e criatividade. Usualmente, tudo isso termina com decepções e as caixas abandonadas e poeirentas são os testemunhos de mais uma boa intenção malograda.

As causas principais dos fracassos dos programas de sugestões são a falta de foco e de uma estratégia para promover e direcionar a criatividade da força de trabalho. Normalmente, as caixas de sugestões são criadas com o objetivo de se obter um grande número de idéias, na esperança de que alguma coisa útil seja colhida deste processo solto e sem rumo. Doce ilusão, pois o que se obtém são idéias impraticáveis, ou que pouco têm a ver com o negócio da empresa e seus problemas mais prementes.

Assim sendo, o desafio que se coloca é a geração de idéias que resolvam problemas específicos ou que identifiquem novas oportunidades relacionadas ao negócio da empresa. Ao lançar um programa de sugestões, devemos cuidar para que a criatividade seja realmente aplicada na solução destes problemas e na busca de novas oportunidades relevantes. Há quatro meios de se conseguir isto:

1. Mude a inovação de reativa para proativa

Ao invés de esperar por idéias que as pessoas queiram submeter, a empresa deve tomar uma atitude proativa e dizer às pessoas sobre que temas específicos elas devem trabalhar. Os temas deverão refletir as preocupações mais urgentes, atuais e relevantes, tais como: redução de desperdícios, atrasos e reclamações; melhoria da qualidade e da produtividade, etc. Agindo assim, a empresa terá um número menor de idéias, mas que serão mais relevantes e práticas.

2. Direcione a criatividade

Focalize seus desafios e oportunidades mais relevantes. Estabeleça quais os Problemas, Oportunidades, Ameaças e Tendências específicas você quer atacar. Expresse estes desafios e oportunidades em ações diretamente ligadas ao dia a dia dos trabalhadores. De novo, esta abordagem reduzirá a quantidade de idéias, mas resultará em idéias que podem ser implementadas e que estão de acordo com as necessidades e prioridades da empresa.

3. Motive sua equipe

Informe sua equipe quais são os principais desafios que a empresa enfrenta e que tipos de mudanças ela precisa fazer para se manter competitiva e lucrativa. Explique as razões de cada tema escolhido e por que a empresa necessita de idéias inovadoras nestes temas. Fale também como as idéias serão avaliadas e como as melhores serão implementadas e premiadas.

4. Prepare sua equipe

Como toda habilidade, a criatividade pode e deve ser aprimorada. Entusiasmo e boa vontade não são suficientes para vencer as barreiras culturais, abandonar os velhos hábitos e superar as deficiências na análise e solução de problemas. Arme sua equipe com as ferramentas básicas de criatividade e solução criativa de problemas. Escolha e treine também facilitadores que apoiarão as equipes no uso destas ferramentas.

Em resumo, se você quer idéias inovadoras e práticas, direcione a imaginação de sua equipe para desafios bem definidos e arme-a com as ferramentas para vencer as barreiras à criatividade e trilhar novos caminhos.

Artigos relacionados:

Técnicas de criatividade

Ferramentas de criatividade

Solução criativa de problemas Parte1

Como lidar com os bloqueios à criatividade

Criatividade e motivação

Para uma lista completa, consulte Índice de Artigos

Leave a Comment

{ 4 comments… read them below or add one }

idenildo dias sousa maio 8, 2013 às 20:17

excelente , com certeza, esse artigo irá me ajudar, no sentido de poder dar a minha contribuição dentro de nossa equipe, um abraço.

Responder

brandao março 20, 2009 às 11:49

Muito bom este artigo, vai me ajudar bastante.
Vamos renovar nossa equipe com novas ideias.
Valeu mesmo.
abraços.

Responder

Jaqueline S. Jaworski setembro 7, 2008 às 11:01

Exelente este artigo…foi direto no assunto, completo e objetivo.

Foi de grande valia para o que estou precisando.

Obrigada.
Abraços.

Responder

Aragao março 20, 2008 às 09:18

Gostei do blog e dah ideia do blog, e por sinal essa matéria, muito show!!! meus parabéns e sucesso…

http://www.iuha.blogspot.com

Responder

Previous post:

Next post: