Criatividade nas palavras de um educador

por Jairo Siqueira · 1 comentário

em Criatividade

No dia 12 de outubro minha querida Escola de Minas de Ouro Preto, completa 132 anos de sua fundação. Para mim, é uma boa ocasião para refletir sobre as palavras de seu fundador, o cientista Claude Henry Gorceix:

Henry GorceixDevem os alunos ser habituados a resolverem problemas cujas soluções dependem das teorias expostas no curso, de modo a desenvolver neles o espírito inventivo sem o qual haverá esterilidade na ciência. Não conheço melhor ginástica intelectual que esta para ensinar aos alunos a raciocinar e habituar o espírito a pesquisas.

É bom, sem dúvida, conhecer-se tudo o que produziram os grandes homens dos outros povos; porém muito melhor é saber servir-se do que eles fizeram para fazer novas descobertas… Este espírito inventivo é adquirido desde a infância, nos bancos de colégios e escolas.

Algumas décadas depois, o grande pensador suíço Jean Piaget definiu os fundamentos do papel do educador:

O principal objetivo da educação é criar pessoas que são capazes de fazer novas coisas, não simplesmente de repetir o que outras gerações já fizeram – pessoas que são criativas, inventivas e exploradoras.

Dois grandes educadores separados no tempo, mas unidos pelas mesmas idéias sobre o papel fundamental de escolas e professores no desenvolvimento da criatividade e do espírito inventivo.

EMOPEsta filosofia de educação está bem refletida na frase “Cum mente et malleo“, Com a mente e o martelo, no brasão da Escola de Minas. O papel da escola vai muito além de ensinar o domínio de técnicas e uso de ferramentas e de simplesmente regurgitar conhecimento. O papel primordial é o de desenvolver nos alunos a engenhosidade e a capacidade de raciocinar, de questionar e de resolver problemas.

Livros Criatividade

Artigos relacionados:

Conheça e explore sua criatividade

Criatividade e inteligência

Criatividade: dádiva de Deus ou habilidade aprendida?

Criatividade: pensamentos selecionados

Pensar é preciso

Para uma lista completa, consulte Índice de Artigos

Escreva seu comentário

{ 1 comentário… leia-o abaixo ou escreva o seu }

JOSE GERALDO CINDERELLA abril 11, 2013 às 07:16

Olá, bom dia!!!!

Agradecimentos eternos à EMMOP.

Cinderell@

Responder

Artigo anterior:

Artigo seguinte: