Inovação em tempo de turbulências

por Jairo Siqueira · 0 comentários

em Criatividade, Inovação

crise_oportunidade

A crise financeira que se iniciou nos países ricos se transformou em uma grave crise econômica que se espalha rapidamente pelos mercados de todo o planeta. Apesar de todos os esforços, tudo indica que não há soluções no curto prazo e que o mundo que emergirá será diferente do que é hoje, pelo menos em termos de negócios e trabalho. Para pior ou para melhor? Só o tempo dirá. Muitas empresas e empregos desaparecerão, mas novas oportunidades surgirão, novos negócios e empregos serão criados.

Vivemos um momento crucial, um ponto de ruptura que força, empresas e indivíduos, a fazerem uma escolha entre a inércia e a inovação. Os tempos de mudanças assustam mas, para aqueles que optam pela sobrevivência, a atitude passiva de esperar para ver o que acontece não é uma opção. Para estes é a hora de indagar: Como podemos usar a crise para inspirar a inovação?

É o momento das organizações fazerem o pleno uso da criatividade e engenhosidade de seu pessoal e focar seus esforços e recursos no desenvolvimento de idéias inovadoras para manter seus bons clientes, conquistar novos mercados e ser mais eficientes. Estas iniciativas inovadoras podem incluir:

  • Usar a queda temporária nas atividades para inovar os processos de trabalho e fazer mais com menos. São iniciativas importantes, mas nem sempre temos tempo para cuidar de melhorias nos métodos de trabalho quando os negócios estão a pleno vapor.
  • Idéias criativas para ajudar os clientes a economizar tempo e dinheiro ou ser mais eficientes. Eles também terão seus problemas e valorizarão todo tipo de ajuda.
  • Simplificação dos produtos e eliminação de funções supérfluas criadas em tempos de bonança. Os clientes estarão com pouco dinheiro e questionarão a relação custo-benefício de produtos e serviços sofisticados e funções não essenciais.
  • Idéias para conquistar novos mercados e clientes de competidores enfraquecidos pela crise. Haverá lacunas a serem preenchidas pelas organizações mais criativas e ágeis.
  • Tornar os relacionamentos dos clientes com a organização em oportunidades para agregar valor e criar lealdade. Em muitas situações, estas iniciativas não requerem investimentos, mas uma mudança de atitudes, de cortesia, respeito e empatia.
  • Ações afirmativas com relação à proteção do meio ambiente. Há fortes indícios de que estamos finalmente entrando numa época de genuína preocupação dos governantes com o futuro de nosso planeta. Há ótimas oportunidades para as organizações agregarem valor aos seus negócios através de uma atuação responsável.

São ações que não podem esperar, pois o único modo de ser mais competitivo hoje é inovar agora e não amanhã. Isto requer uma profunda reflexão sobre suposições, normas e diretrizes vigentes para remover práticas obsoletas e se tornar diferente dos competidores aos olhos dos clientes.

Livros Criatividade

Leitura recomendada:

Programa de sugestões: como obter idéias melhores e úteis

Para inovar, questione as regras sagradas

Criatividade, inovação e competitividade

Criatividade e inovação na pequena empresa

Como líderes inovadores tratam as idéias criativas

Para uma lista completa, consulte Índice de Artigos

Escreva seu comentário

{ 0 comentários… acrescente o seu agora }

Artigo anterior:

Artigo seguinte: