Perfil das pessoas criativas: os leitores opinam

por Jairo Siqueira · 7 comentários

em Criatividade, Inovação, Pesquisa

curiosaMais de 73% dos participantes da enquete Perfil das pessoas criativas apontaram Observadora, Mente aberta e Curiosa como as três características mais importantes .

Embora alguns possam considerar que há algumas outras características que estão no mesmo nível destas três, penso que elas definem muito bem a atitude fundamental das pessoas muito criativas: Olhar atentamente o mundo à sua volta com interesse e sempre receptivas a novas ideias e a outros pontos de vista. Esta é a atitude marcante em gênios e grandes inventores como Leonardo da Vinci, Charles Darwin, Albert Einstein, Thomas Edison, Pablo Picasso e Santos Dumont.

Quanto mais observamos o mundo ao nosso redor com atenção, interesse e mente aberta, mais claramente distinguimos as oportunidades para melhorias e inovações. Esta atitude pode ser desenvolvida e aqui estão algumas coisas que você pode fazer para isto:

1. Mantenha a mente aberta

Esteja aberto para aprender, reaprender e desaprender. Algumas coisas que você conhece ou acredita podem estar erradas ou obsoletas e você deve estar preparado para aceitar esta possibilidade e mudar suas convicções e posições.

2. Questione, não tome as coisas pelo que parecem ser

Se você simplesmente aceita as coisas como são, ou aparentam ser, sem questioná-las a fundo, você certamente deixará de ver as oportunidades existentes. Mergulhe além da superfície e procure entender o que está à sua volta: O que é isto? Por que é feito desta forma? Quando foi feito? De onde vem? Como funciona?  – são algumas das perguntas que ajudam a esclarecer a situação e revelar oportunidades.

3. Procure pelas inconveniências

Inconveniências são sinais claros de problemas e de oportunidades para melhorias e inovações. Observe o que incomoda as pessoas, o que causa falhas e desperdícios, o que é difícil e complicado, o que é perigoso e causa acidentes, etc.

4. Acompanhe as mudanças tecnológicas

Mantenha-se atualizado com os mais recentes avanços tecnológicos em temas relevantes. Deste modo, você expandirá seus horizontes e se manterá apto a visualizar as oportunidades de inovações em seu campo de atuação.

5. Observe diferentes métodos em lugares diferentes

Para obter uma perspectiva mais ampla de um problema ou situação, vá a diferente lugares e observe como pessoas diferentes trabalham e agem. Pela observação de pessoas em situações diferentes, você verá dimensões distintas do problema ou situação. Desta maneira, você poderá tentar novos caminhos e imaginar soluções melhores e mais criativas.

6. Diversifique suas leituras e interesses

A rotina e a especialização profissional funcionam como viseiras que restringem nosso campo de visão e reduzem nossa capacidade de observação. Novos interesses como poesia, música, pintura, viagens e esportes ampliam nossos horizontes e nos revelam novas possibilidades e novas conexões.

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram. Mateus 7:13 – 14

Com o devido respeito às convicções religiosas de meus caros leitores, penso que as palavras de Mateus se aplicam com perfeição ao nosso ambiente de trabalho. A porta larga é a porta do comodismo, da mediocridade e da mesmice. É a porta escolhida por aqueles que não assumem suas responsabilidades, temem as mudanças e se refugiam no passado. A porta estreita é a porta da imaginação e da inovação, escolhida por aqueles que assumem suas responsabilidades, enfrentam os desafios e tomam as decisões difíceis mas necessárias. Esta é a porta tomada pelas pessoas empreendedoras e criativas, que se arriscam e colhem o grande prêmio.

Livros Criatividade

Artigos relacionados:

10 atitudes das pessoas muito criativas

Criatividade: dádiva de Deus ou habilidade aprendida?

Criatividade: mente aberta, olhos e ouvidos atentos

Pensamento crítico: o ceticismo saudável pode ser um valioso aliado de sua criatividade

Como melhorar suas habilidades criativas

Para uma lista completa, consulte o Índice de artigos

Escreva seu comentário

{ 7 comentários… leia-os abaixo ou escreva o seu }

sergio mute ferrer março 11, 2012 às 21:51

parabens! Me foi muito importante ter lido isso. Parabens mais uma vez.

Responder

orlene julho 16, 2010 às 21:22

a criatividade é fascinante e as pessoas criativas mais ainda. elas têm um olhar diferente, vêem as coisas, os acontecimentos com um novo olhar. as pessoas criativas mergulham no seu mundo interior e a beleza que está lá elas procuram expressar através da criatividade. se voce é criativo parabéns. todos nós trazemos conosco um dom. Qual é o seu?

Responder

Raul julho 2, 2009 às 09:39

Excelente artigo

Responder

Denilson Moreir junho 4, 2009 às 15:59

Muito bom artigo.

Responder

Daiane Farias abril 20, 2009 às 14:43

Excelente artigo.

Responder

kaline março 30, 2009 às 15:28

Tudo é muito bom explica certo como temos que fazer. Eu e minha colega viviane fizemos um trabalho sobre isso

Responder

Edgar Ferrer fevereiro 22, 2009 às 01:42

Realmente manter a mente aberta é uma grande atitude. Na verdade, qualquer atitude pode revelar a sua disposição em querer saber mais. A visão de cada um só tem diferança pela curiosidade. Querer saber muitas vezes é melhor que poder saber.

Responder

Artigo anterior:

Artigo seguinte: