Inovação em tempos difíceis

por Jairo Siqueira · 2 comentários

em Criatividade, Inovação

Em recente pesquisa realizada por INNOVATIONLABS sobre inovação em tempos de crise, dois terços das empresas responderam ter aumentado suas esperanças em esforços de inovação e que pretendem incrementá-los no próximos meses. Os resultados revelam que a inovação se tornou ainda mais um elemento central da estratégia de negócio de muitas empresas. Neste esforço, elas estão envolvendo pessoas de todos os níveis da organização, procurando extrair o máximo de valor de seus talentos e conhecimentos. Elas estão também enfatizando o foco nos clientes, procurando conhecer melhor suas necessidades e o que podem fazer para ajudá-los a superarem suas dificuldades.

Os principais facilitadores destes esforços refletem os maiores obstáculos a serem superados: liderança, o estado de espírito e o envolvimento das pessoas.

Os gráficos a seguir resumem as principais conclusões da pesquisa, mostrando que mais de 60% dos participantes opinaram que suas empresas vêem a crise como uma oportunidade, aumentaram seus esforços de inovação e pretendem continuar com estes esforços nos próximos 12 meses.

innovationlabs1

 

innovationlabs2

 

innovationlabs3

Mas como as empresas planejam realizar estes esforços, com que recursos elas pretendem contar. A resposta à pergunta – “Quais são os quatro principais recursos em que você se baseia para apoiar seus esforços de inovação?,” revela que as pessoas estão no topo das prioridades. O quadro a seguir apresenta a soma das quatro prioridades assinaladas pelos participantes.

innovationlabs4

Fica evidente que as respostas colocam uma grande ênfase nos relacionamentos, no espírito de equipe e na cooperação dentro e fora da empresa. Há um claro reconhecimento de que a solução de boa parte dos problemas virá de dentro da empresa, do melhor aproveitamento das competências de seu pessoal.

O sucesso de estratégias que enfatizam as interações entre pessoas, internas ou externas, requer fortes habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe.

Liderança para definir o foco e estabelecer as prioridades dos esforços de inovação, prover os recursos necessários e manter as pessoas motivadas e alinhadas. Os líderes têm um papel fundamental em remover as barreiras culturais e estruturais que impedem as pessoas de pensar e experimentar novas idéias.

Comunicação para esclarecer os propósitos e as razões dos esforços de inovação, manter abertos os canais internos e externos e ouvir o que as pessoas têm a oferecer.

Trabalho em equipe para romper as barreiras entre especialistas e departamentos e aproveitar ao máximo a diversidade de talentos, conhecimentos e experiências.

Você pode fazer o download do relatório original clicando aqui: Innovation in Tough Times Survey Results.

Livros Criatividade

Artigos Relacionados:

Criatividade: como superar o medo de falhar

Inovação e sua rede de relacionamentos

Inovação em tempo de turbulências

Criatividade, inovação e competitividade

Criatividade e inovação na pequena empresa

Para uma lista completa, consulte o Índice de artigos

Escreva seu comentário

{ 2 comentários… leia-os abaixo ou escreva o seu }

Fabiano setembro 10, 2009 às 15:49

Achei esse artigo muito importante, pois abriu a minha mente para certos assuntos pessoais, gostaria de receber informações sobre o tema criatividade e inovação. Obrigado!

Responder

Jeane junho 15, 2009 às 10:19

Bom Dia,

Informações sobre inovação e criatividade, tem aberto meus olhos para algumas situações. Se possivel gostaria de receber informações.

Obrigada

Responder

Artigo anterior:

Artigo seguinte: