Gerenciamento do tempo para pessoas criativas e inovadoras

por Jairo Siqueira · 6 comentários

em Criatividade, Inovação, Produtividade

Tempo-1Um dos argumentos mais comuns para justificar a falta ou o atraso na tomada de decisões importantes, especialmente daquelas que envolvem  inovação e mudanças, é a falta de tempo. Seja nos assuntos particulares, seja no trabalho, as pessoas se tornaram prisioneiras de hábitos, rotinas e distrações que são devoradores de tempo e não deixam espaço para as coisas realmente importantes. Reuniões, telefonemas, emails, torpedos e as redes sociais como Orkut, Twitter, Facebook acabam por assumir o controle de nossa agenda, fazendo com que as trivialidades prevaleçam sobre o que realmente importa.  Em tempos de mudanças aceleradas e competição acirrada, não arranjar tempo para pensar, criar e inovar é um ato de insanidade e de procura da obsolescência precoce.

Não diga que você não tem tempo suficiente. Você tem exatamente as mesmas horas por dia dadas a Leonardo da Vinci, Picasso, Santos Dumont, Einstein, Madre Tereza e Steve Jobs. A diferença é que estas pessoas souberam separar as coisas importantes das triviais e dedicar o tempo necessário às primeiras.

O gerenciamento do tempo é uma habilidade essencial para o sucesso em qualquer atividade, especialmente daquelas que requerem uma prolongada concentração mental, como a criatividade e inovação. Nos quatro próximos artigos, apresentarei algumas práticas e técnicas que você pode usar para aprimorar o gerenciamento de seu tempo e se dedicar às coisas realmente importantes:

1.Como usar melhor o seu tempo e se tornar mais eficaz e produtivo.

Tempo perdido é tempo irrecuperável, você não pode fazer o relógio voltar atrás. Conheça a Matriz  de Gerenciamento do Tempo, uma ferramenta simples e prática para gerenciar melhor seu tempo e se tornar mais eficaz e produtivo. Leia mais.

2. Tempo: trabalhe com mais inteligência e menos esforço

Aprender a usar seu tempo com inteligência resulta em mais produtividade, menos stress e melhoria nas suas relações com a família, colegas e amigos. Leia mais.

3. Gerencie seu tempo: primeiro o mais importante

Gerenciar o tempo é mais do que pegar uma agenda e elaborar uma lista de coisas a fazer. Envolve uma reflexão sobre o significado de sucesso e as prioridades para atingi-lo. Leia mais.

4. Procrastinação: como se livrar do mau hábito de deixar para depois o que pode ser feito agora

Como reconhecer e neutralizar os sentimentos negativos que nos levam a procrastinação, a tendência de deixar para depois as tarefas importantes, mas desagradáveis ou difíceis (publicação em 09/01/10).

Se você está descontente com o modo como seu tempo está sendo usado, creio que estes quatro artigos contêm informações valiosas que o ajudarão a melhorar sua produtividade e a qualidade de vida no trabalho. O melhor gerenciamento do tempo resulta em redução do stress e harmonia entre a sua vida particular e a profissional.

Livros Criatividade

Artigos recomendados:

Como escapar da roda viva da vida moderna e arranjar tempo para pensar

Por que você está fazendo o que faz?

Pensamento criativo – você está no controle

O que aprendi com os Caiapós sobre negociação e resolução de conflitos

A árvore dos problemas, uma lição de vida e criatividade

Para uma lista completa, consulte Índice de Artigos

Escreva seu comentário

{ 6 comentários… leia-os abaixo ou escreva o seu }

Jairo Siqueira agosto 8, 2013 às 20:45

Alex, grato pela sua participação. Nos dias atuais, em que abundam as oportunidades de desperdício do tempo com coisas triviais, o gerenciamento do tempo assume importância vital, não só para o sucesso profissional, mas também para uma vida social e familiar saudável e harmoniosa.

Responder

Alex Sandro Alves Miranda agosto 8, 2013 às 19:01

Boa noite!

Jairo,
Ótima reflexão! tendo em vista, que o gerenciamento do tempo é fundamental em todas as áreas, e principalmente nos negócios onde tudo é tão dinâmico, e “perder tempo é perder dinheiro”. Parabéns pelo site e tenha um ótimo final de semana.

Atenciosamente,
Alex Sandro Alves Miranda

Responder

ELOIR ROSA RAMOS outubro 21, 2012 às 21:03

Parabéns, fiquei encantado com todas instruções aqui descritas, pois com certeza, irei aplicá-los doravante, e tenho certeza, que terei momentos de criatividade salutares, porque aplicarei os métodos aqui inseridos, os quais serão de valor inestimável para o meu cotidiano.

Responder

Jairo Siqueira outubro 26, 2012 às 08:23

Eloir, grato pelo seu comentário. Fico feliz que meus artigos lhe sejam úteis, bom proveito.

Jairo Siqueira

Responder

Luslieny Alves de Almeida outubro 13, 2011 às 18:19

Olá,

Foi uma boa lição para mim, pois muitas vezes não consegui administrar meu tempo. As dicas dos textos form maravilhosas. Adorei!!!!

Responder

Debora Carolina Silva Gomes setembro 6, 2011 às 16:09

Ola boa tarde.

Creio que a administração do tempo é muito dificil para mim e também para muitas pessoas, pois não sabemos priorizar as coisas realmente importante. Essas dicas passadas pelos textos são realmente validas e devem ser praticadas.

Responder

Artigo anterior:

Artigo seguinte: