Gerencie seu tempo: primeiro o mais importante

por Jairo Siqueira · 4 comentários

em Criatividade, Inovação, Produtividade

TempoGerenciar o tempo é mais do que pegar uma agenda e elaborar uma lista de coisas a fazer. Envolve uma reflexão sobre o significado de sucesso e as prioridades para atingi-lo.

Em dois artigos anteriores, Como usar melhor o seu tempo e se tornar mais eficaz e produtivo e Gerencie seu tempo: trabalhe com mais inteligência e menos esforço, apresentei algumas técnicas para administração do tempo.

Quando falo sobre a importância da administração do tempo, não estou falando sobre uma vida de correrias insanas atrás de minutos e segundos, como o Coelho de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol. O Coelho está sempre a correr e a olhar para o relógio e se lamentando: “Oh, meu Deus! Oh, meu Deus! Vou chegar tarde!”. Este é um modo de vida miserável, que não vale a pena ser vivido.

A administração do tempo se baseia numa atitude totalmente diferente. Esta atitude envolve uma profunda reflexão sobre:

  1. O que queremos na nossa vida, nossos sonhos e valores.
  2. O significado do nosso trabalho, nossa família, nossos amigos e da comunidade onde vivemos.
  3. Qual o significado de sucesso e de uma vida equilibrada e saudável.
  4. Quais as nossas prioridades e como vamos aplicar nosso tempo para realizar nossos propósitos.

A administração do tempo é, na verdade, a organização de nossa vida em relação ao modo como usamos o tempo para realizar nossos sonhos e planos de uma forma tranqüila, saudável, equilibrada e sem estresse É uma ferramenta importante na nossa procura por uma vida bem vivida e alcance de sucesso profissional, espiritual, familiar e social.

Na apresentação a seguir uso uma interessante metáfora para resumir a essência dos dois artigos citados.

Escreva seu comentário

{ 4 comentários… leia-os abaixo ou escreva o seu }

Terezinha Araujo agosto 6, 2013 às 10:04

Gostei muito dos artigos sobre a gestão do tempo. Sempre fui fâ dos Sete Habitos das Pessoas muito eEficazes de Steve Colvey, mas você acrescenta coisas de forma muito didática e muito interessante.
Obrigada pela contribuição
Terezinha Araujo

Responder

Jairo Siqueira agosto 6, 2013 às 11:17

Terezinha, que bom que tenha gostado. A gestão do tempo é um tema realmente essencial, não só para a nosso sucesso profissional, mas também para se ter uma vida saudável e harmoniosa. Abraços.

Responder

Reinaldo Luis Arcandes julho 8, 2012 às 10:20

O Tempo é nossa vida, pois faça dele o mais bem aproveitado pois ele nunca retornara a não ser relembrado em mentes, fotografias,filmes ,etc.
Nos trabalhamos vendemos o nosso tempo para outros seres Humanos (empresarios)
vamos ser destaques em qualquer tempo que tivemos , vamos usalo de formas eficientes e sem desperdicio reaproveitalo do maximo possivel em todas as formas que existirem em todas as classes desde que seja saudável ao corpo humano

Responder

Debora Carolina Silva Gomes setembro 6, 2011 às 16:50

Precisamos administrar as nossas prioridades.

Responder

Artigo anterior:

Artigo seguinte: