Exercite sua mente: O mentiroso e o honesto

por Jairo Siqueira · 12 comentários

em Criatividade, Jogos e Exercícios

PortasNo final de um corredor há duas portas, uma azul e outra vermelha. Atrás de uma das portas há uma arca com um valioso tesouro; atrás da outra porta há outra arca igual à primeira que, quando aberta, libera um gás venenoso que leva a uma morte lenta e dolorosa. Você não tem nenhuma indicação de qual porta abrir. Próximo às portas há duas pessoas, que sabem o que há atrás das portas. Uma diz sempre a verdade, a outra mente sempre, mas você não sabe qual é a pessoa honesta e qual é a mentirosa. As duas pessoas se conhecem, isto é, o mentiroso sabe que outro sempre diz a verdade e o honesto sabe que o outro sempre mente.

Para saber qual porta escolher, você só tem direito a fazer uma única pergunta, que pode ser feita a qualquer uma das duas pessoas. Você não pode fazer a pergunta duas vezes. Qual é esta pergunta e o que fazer depois de obter a resposta?

Pense. Pense mais um pouco.

Solução

Artigos relacionados:

Livros Criatividade

Exercite sua mente: o encontro no espaço

Exercite sua mente: O jogo dos copos

Exercite sua mente: Retângulos vazios

Exercite sua mente: O Segredo do Cubo

Exercite sua mente: A travessia de Zeno

Teste sua criatividade: mostre seu lado artístico

Para uma lista completa, consulte Índice de Artigos

Escreva seu comentário

{ 12 comentários… leia-os abaixo ou escreva o seu }

FABIANO TEIXEIRA abril 29, 2017 às 08:23

Adorei fazer o Logica e Criatividade, foi muito bom o aprendizado.

Responder

LUIZ GONZAGA janeiro 23, 2017 às 22:49

Ainda bem caro Jairo Siqueira que isso é apenas um teste, pois existem muitos mentiroso.

Responder

Gabriel Crispim julho 14, 2016 às 01:11

É….se eu estiver certo, e só perguntar a umas das bonecas qual porta a outra me indicaria,pois nessa lógica:se eu perguntar a mentirosa qual porta a outra boneca me indicaria, ela vai me apontar a porta ruim ja que ela mente……e se eu perguntar a que só diz a verdade ela tbm vai me apontar a porta ruim já que só diz a verdade e sabe que a outra mente…em todo caso e só ir na porta contraria a indicada…

Responder

Fabiana março 29, 2016 às 11:53

Chegaria com um deles, e perguntaria a cor da porta que está atrás dele… O honesto diria a cor certa e o mentiroso erraria a cor

Responder

Jairo Siqueira março 30, 2016 às 11:08

Fabiana, lembre-se de que você só tem direito a uma pergunta. Sabendo qual é o honesto e o desonesto, não resolve o problema. Obrigado pela sua participação.

Responder

Brandon Veiga Da Silva novembro 2, 2015 às 09:30

Primeiro eu diria o texto inicial da pergunta: “Bem, vocês sabem qual é a porta que tem o tesouro, vou propor uma coisa, se me disserem qual é a porta certa dividirei o tesouro em 1/3 para cada. Mas como vocês não vão me dizer mesmo, irei entrar em uma delas e se eu morrer vocês vão perder essa chance. E aí vão me dizer a verdade ou não?” e iria entrando, torcendo para que digam.

Ou usaria uma roupa bem escrota, estilo Falcão, nada combinando, e perguntaria para os dois, “Estou combinando?” aquele que disser que estou, é o que está mentindo e assim descubro a porta certa.

Responder

LunaTomoe junho 29, 2015 às 16:29

Eu não sei se está correto mas é só perguntar o que o outro vai falar se perguntar qual é a porta correta?
Se a azul for a do tesouro por exemplo e a vermelha o veneno
O honesto vai dizer: a vermelha
E o outro vermelha também ai é só entrar na azul

Responder

Gabriel maio 19, 2015 às 15:52

Você sabia que atrás da porta tem uma arca repleta de chocolate? O cara qe diz a verdade diz não, o cara que diz a mentira diz sim. É só induzir-lo ao erro.

Responder

Jairo Siqueira maio 19, 2015 às 16:12

Gabriel, você só pode fazer uma pergunta a uma única pessoa. No caso, você estaria perguntando duas vezes. Obrigado pela participação

Responder

Lucas abril 13, 2015 às 09:04

Essa foi um pouco mais difícil.

Responder

Lucas Nedel agosto 23, 2014 às 21:41

Muito legal!

Responder

Pedro Henrique janeiro 9, 2017 às 19:13

Perguntaria : “se eu perguntasse ao outro guarda onde está o veneno, em qual porta ele responderia? Pela resposta escolheria a outra oposta.

Responder

Artigo anterior:

Artigo seguinte: