Sua empresa tem os ingredientes certos para fomentar a criatividade?

por Jairo Siqueira · 3 comentários

em Criatividade, Inovação, Liderança

Criatividade

A criatividade depende de pessoas certas trabalhando no ambiente certo. Com muita frequência nos dias atuais, as pessoas chegam despreparadas, e seus ambientes de trabalho fedem.

Teresa Amabile – Harvard Business School.

A criação de uma organização criativa e inovadora exige uma atenção contínua a quatro fatores chaves para o fomento da criatividade:

1.    Pessoas talentosas e capacitadas

2.    Liderança inovadora

3.    Um ambiente acolhedor e estimulante

4.    Estrutura e sistemas que promovam a geração e intercâmbio de ideias

Pessoas talentosas e capacitadas

A criatividade organizacional requer que as empresas façam escolhas estratégicas com relação ao recrutamento e seleção de seu pessoal. As organizações inovadoras e competitivas se caracterizam pela atração e retenção de pessoas talentosas com uma ampla gama de interesses, curiosas e ávidas por novos conhecimentos, dispostas a enfrentar desafios e preparadas para assumir riscos.

As pessoas muito criativas não desistem facilmente de seus objetivos e persistem na busca de soluções, mesmo quando o caminho se mostra longo e os obstáculos parecem intransponíveis. Elas têm uma atitude positiva e vêem em cada problema uma oportunidade de exercitar a criatividade e conceber algo novo e valioso. As organizações criativas precisam de pessoas que combinem talento com curiosidade, mente aberta, persistência e espírito de equipe.

Liderança inovadora

Líderes inovadores têm um talento para ver o futuro, perceber as boas oportunidades, comunicá-las aos seus parceiros e a sua equipe e inspirá-los na realização de sua visão. Eles conseguem ver além dos limites de sua organização e do tempo presente, entender as tendências mais gerais e perceber o que precisa ser feito. Comunicar sua visão e as necessidades de mudanças de forma articulada e clara é uma habilidade fundamental para motivar e engajar suas equipes no processo de mudança.

A visão da liderança é um fator chave para promover e incentivar as iniciativas de inovação. A visão representa como as lideranças vêm o futuro da organização e quais os valores devem orientar a jornada para este futuro. Bem formulada e comunicada, a visão estabelece as diferenças entre presente e o futuro desejado, enfatizando as mudanças e inovações necessárias para realizá-la. Cabe aos lideres remover as barreiras burocráticas e os conflitos internos que impedem o livre fluxo de informações e ideias.

O estilo de liderança democrático e participativo é um forte promotor da criatividade, enquanto um estilo mais autoritário e controlador tende a ter um impacto negativo. Os lideres têm o encargo de balancear a liberdade de expressão e experimentação com as responsabilidades de sua equipe, sem dominação ou controle excessivo. Ao mesmo tempo eles devem mostrar genuíno interesse pelos sentimentos e necessidades das pessoas e reconhecerem generosamente as contribuições criativas de sua equipe. Devem ainda encorajar seus colaboradores a expressarem suas preocupações, prover feedback e apoiar o desenvolvimento profissional.

Ambiente acolhedor e estimulante

Um ambiente de trabalho favorável à criatividade e à inovação requer uma combinação de liberdade de expressão e elevados padrões de desempenho. Deve promover e incentivar iniciativas individuais e coletivas e liberdade para experimentar novas ideias, mas sempre orientadas para os objetivos e metas do negócio e pelos seus valores básicos.

Um ambiente criativo se caracteriza por um forte espírito de equipe, de lealdade e confiança, de forma que as pessoas se sintam seguras em expressarem suas ideias e sentimentos. Tal ambiente reconhece que toda experimentação envolve riscos e possibilidades de fracassos. As lideranças sabem distinguir as diferenças entre o erro honrado e o erro por incompetência. As falhas honradas são decorrentes de tentativas honestas, planejadas e bem intencionadas de se fazer algo novo ou diferente.

Estrutura e sistemas

O fluxo de ideias através da organização deve ser apoiado por uma estrutura e sistemas que enfatizem de forma clara que o esforço criativo é uma prioridade dentro da empresa. A estrutura compreende os processos de decisão e comunicação interna, formais e informais. A organização deve eliminar as barreiras burocráticas que podem impedir ou dificultar o intercâmbio de informações, a proposição de ideias e as decisões sobre as mesmas.

Os sistemas incluem os prêmios, reconhecimentos e as políticas sobre a carreira profissional. Para encorajar a criatividade, a alta gerência deve mostrar um genuíno comprometimento com o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. De um modo geral, os trabalhadores se mostram mais criativos quando se sentem motivados pelos fatores intrínsecos de seus trabalhos, como o desafio de realizar algo valioso, de aplicarem seus talentos em algo que amam e de serem reconhecidos pelas suas realizações. Motivadores extrínsecos, como recompensas financeiras, podem complementar, mas não substituir os motivadores intrínsecos.

Livros Criatividade

Artigos relacionados:

Só há criatividade onde existe paixão pelo trabalho

Inovação: o desafio permanente

Inovação inteligente: como liberar a energia criativa de sua empresa

Os desafios da liderança inovadora

Existe algo pior para a criatividade do que um gerente pessimista?

Para uma lista completa, consulte Índice de Artigos

Escreva seu comentário

{ 3 comentários… leia-os abaixo ou escreva o seu }

Abibo dezembro 11, 2010 às 17:33

Na minha Empresa o ambiente de trabalho nao confere uma motivacao capaz de elevara capacidade produtiva dos colegas de modo a manter o nivel equilibrado para o alcance permanente das metas. Associado a isto a preocupacao constitui veiculo que me conduziu a este site para propcurar animo e consolo talves, um apoio de modo a diminuir o mau estar de colegas.

Responder

Innoscience dezembro 9, 2010 às 15:24

Já está disponível o e-book A Prática da Inovação. Acesse http://www.innoscience.com.br e faça o download gratuito!

Responder

Giselle L dezembro 3, 2010 às 13:21

Esse post pode ser usado em todos os segmentos como uma instrução ou modelo de trabalho para gestão desenvolver suas equipes.
Concordo com tudo que foi relacionado e parabenizo o autor pelas orientações.

Responder

Artigo anterior:

Artigo seguinte: