Como melhorar suas habilidades criativas

por Jairo Siqueira · 2 comentários

em Criatividade

Criatividade é a habilidade de combinar elementos existentes, conceitos, técnicas, objetos e materiais, para gerar novas ideias e soluções para os desafios e problemas de nosso dia a dia. O desenvolvimento das habilidades criativas se fundamenta especialmente no cultivo de práticas e atitudes que podem ser resumidas em olhar atentamente o mundo à sua volta com interesse e sempre receptivo a novas ideias e a outros pontos de vista.

Levando este modo de pensar para o terreno da praticidade, apresento algumas sugestões e dicas de como aprimorar e cultivar suas habilidades criativas, bem como a recomendação de artigos publicados neste site e relacionados aos temas abordados.

Mente aberta

Mantenha uma mente aberta e receptiva a novas ideias, tanto as suas como de outras pessoas. A semente de toda inovação é uma ideia altamente especulativa, frágil e inacabada, que precisa ser trabalhada par se tornar viável e prática. Evite julgamentos apressados e, ao invés de se concentrar unicamente em suas falhas, explore a fundo os aspectos positivos e as possibilidades de cada ideia. Leitura recomendada: Como os líderes inovadores tratam as ideias criativas.

Evite a rigidez mental

Supere os bloqueios mentais e procure examinar os problemas e desafios sob perspectivas inovadoras. Bloqueios mentais são obstáculos que nos impedem de perceber corretamente o problema ou conceber uma solução. Pela ação destes bloqueios nós nos sentimos incapazes de pensar algo diferente, mesmo quando nossas respostas usuais não funcionam mais. Alguns bloqueios são criados por nós mesmos: temores, percepções, preconceitos, experiências, emoções, etc. Outros são criados pelo ambiente: tradição, valores, regras, falta de apoio, conformismo, entre outros. Leitura recomendada: Bloqueios à criatividade.

Procure pela segunda resposta

Evite a armadilha da única resposta certa e procure outras soluções para seus problemas e desafios. De um modo geral, a primeira resposta é simplesmente a repetição de respostas que deram certo no passado. A primeira resposta costuma ser o que funcionava antes, mas provavelmente não será uma boa resposta para os novos desafios. As outras respostas costumam ser mais criativas e explorar novos caminhos até então ignorados ou mesmo evitados. Leitura recomendada: Criatividade: procure pela segunda resposta.

Cultive e acredite na sua intuição

A intuição tem um papel fundamental no processo criativo. É a intuição que faz a conexão entre as informações resultantes da análise do problema com as experiências e conhecimentos armazenados no nosso cérebro. É esta conexão que resulta naquele toque pessoal de originalidade na solução de problemas. Leitura recomendada: Criatividade e intuição.

Não confie na sua memória

Quantas vezes você já teve uma boa ideia que lhe ocorreu de maneira inesperada e depois não conseguiu reconstituí-la ao retornar ao escritório ou a sua casa? Cultive o hábito de registrar imediatamente suas ideias. Leitura recomendada: Nunca mais perca uma grande ideia.

Artigos relacionados:

Conheça e explore sua criatividade

Desvendando o segredo dos grandes inventores

Preconceitos: como exterminar idéias no berço

10 atitudes das pessoas muito criativas

Criatividade: pensamentos selecionados

Criatividade: mente aberta, olhos e ouvidos atentos

Para uma lista completa, consulte Índice de Artigos

Escreva seu comentário

{ 2 comentários… leia-os abaixo ou escreva o seu }

Jairo Siqueira abril 19, 2011 às 11:39

Juarez,

Acredito que todos nós nascemos com certas habilidades criativas, e que estas habilidades podem ser cultivadas e aperfeiçoadas. Evidentemente, não somos todos iguais, e alguns são mais criativos, acima da média.

juarez alves lima abril 17, 2011 às 22:38

achei interessante o seu artigo , todavia gostaria de saber se na sua percepçao a gente nasce com a podencialidade da criativiade ou se no darma ja escolhemos , como estabelece o processo reencarnatorio

Artigo anterior:

Artigo seguinte: