Por que exaltamos a criatividade mas rejeitamos as ideias criativas?

por Jairo Siqueira · 1 comentário

em Criatividade, Inovação

A maioria das pessoas exalta e admira a criatividade mas, com muita frequência, elas assumem uma atitude de reserva e mesmo de resistência quando apresentadas a ideias inovadoras que afetam seu trabalho ou modo de vida. A criatividade não somente revela novas perspectivas, mas traz também a incerteza e o desconforto da mudança. Ela traz a ruptura com o passado e com rotina, com o que nos é familiar.

A tendência para nos mantermos no terreno que é conhecido, seguro e confortável nos leva a minimizar, ou mesmo ignorar, as evidências da validade e necessidade de ideias inovadoras. O viés conservador é tão sutil que as pessoas não percebem como ele pode interferir negativamente na avaliação e aceitação de uma ideia criativa, mesmo quando precisam desesperadamente de novas ideias.

Na mitologia romana, Janus é o deus da transição, do movimento, das portas e das pontes. Com suas duas faces, simboliza os momentos associados aos temposJanus de mudança. Uma das faces está voltada para o passado e para as tradições, a outra está voltada para o futuro e para as novidades. Janus representa o conflito que temos de resolver em momentos de mudança: decidir entre o que conhecido e prático e o que é novo e arriscado. Mas também nos ensina que os momentos de mudança requerem olhar nas duas direções. Olhe para o passado e use a experiência e o conhecimento adquirido como uma ponte para o futuro, e não como uma justificativa para o comodismo e a inércia. Olhe para o futuro e procure pelos novos caminhos que estão se abrindo e pelos conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para trilhá-los com determinação e sucesso.

Para que lado você está olhando?

Livros Criatividade

Artigos relacionados:

Conheça e explore sua criatividade

10 atitudes das pessoas muito criativas

Criatividade: como superar o medo de falhar

Ouse sonhar, não tenha medo de sua criatividade

Criatividade requer a coragem de abandonar suas certezas

Para uma lista completa, consulte Índice de Artigos

Escreva seu comentário

{ 1 comentário… leia-o abaixo ou escreva o seu }

Mõnica Garrido Pagioro outubro 17, 2011 às 13:55

Belo texto, parabéns! É verdade que as pessoas admiram e até invejam a criatividade de outros, porém quando a criatividade chega até essas pessoas, elas procuram uma forma de bloqueá-la, para não ter que sair de sua zona de conforto, para não terem que se enxergarem frente a frente.

Responder

Artigo anterior:

Artigo seguinte: