Por que você está fazendo o que faz?

por Jairo Siqueira · 0 comentários

em Inovação, Qualidade

Post image for Por que você está fazendo o que faz?

Em uma discussão sobre as resoluções de ano novo no Grupo LinkedIn Operational Excellence foi levantada uma questão muito importante e atual, que reproduzo aqui para a sua reflexão.

A pergunta “por que?” desapareceu da mente das pessoas. Muitas organizações estão executando programas de inovação ou excelência, como o Kaizen, Six Sigma e Lean Manufacturing, e outros similares sem a compreensão do porque estão fazendo isto. Elas estão perdidas em sistemas que se auto-alimentam, felizes em produzir planilhas Excel e gráficos coloridos, sem resultados que justifiquem tanto dispêndio de recursos, energia e talentos. Algumas empresas só estão nestes programas para se mostrarem atualizadas e “modernas”, sem uma clara definição da conexão entre estas iniciativas e os objetivos do negócio.

Não que “o que?”, “quando?” e “como?” não sejam importantes, mas devemos ter sempre em mente que é o “por que?” que nos leva a questionar e esclarecer o propósito de nossas ações e prover o foco e a perspectiva corretos para a tomada de iniciativas direcionadas pelos e para os objetivos do negócio.

Por que você está fazendo o que faz?

Livros Criatividade

Artigos relacionados:

Pensar é preciso

Criatividade requer a coragem de abandonar suas certezas

Liberte-se da Síndrome da Jaula Pequena

Para inovar, questione as regras sagradas

A arte das perguntas criativas e desafiadoras

Para uma lista completa, consulte o Índice de artigos

Escreva seu comentário

{ 0 comentários… acrescente o seu agora }

Artigo anterior:

Artigo seguinte: