Criatividade e inovação

by Jairo Siqueira · 18 comments

in Criatividade, Inovação

O que vem à sua mente quando você pensa sobre a criatividade? Alguns pensam em pessoas muito especiais e que a criatividade envolve talentos extraordinários. Associam criatividade com as artes, com a ciência e grandes invenções. Pensam em Leonardo da Vinci, Mozart, Einstein, Picasso, Santos Dumont, Henry Ford e Steve Jobs. Estas pessoas certamente realizaram coisas notáveis, com impactos profundos e duradouros sobre nossas vidas. Mas há outras valiosas expressões de criatividade que se incorporaram ao nosso cotidiano, mas que não são lembradas quando se fala em criatividade.

Muito do que você hoje olha como trivial e corriqueiro, já foi considerado uma notável invenção na ocasião de sua introdução. Refiro-me a invenções simples, mas que se tornaram indispensáveis, como a escada, a tesoura, a chave de fenda, o lápis, o carrinho de supermercado, etc. Da mesma forma, presenciamos diariamente valiosas expressões de criatividade em todos os setores de atividade como artesanato, indústria, comércio, diversão, etc.

Esta diversidade de manifestações criativas explica as dezenas de definições para o termo criatividade. A criatividade tem significados distintos para diferentes pessoas e pode ser definida segundo a perspectiva limitada de diferentes disciplinas como negócios, ciências, música, artes plásticas, teatro, dança e arquitetura.

Numa perspectiva bastante abrangente, a criatividade pode ser definida como o processo mental de geração de novas idéias por indivíduos ou grupos. Uma nova idéia pode ser um novo produto, uma nova peça de arte, um novo método ou a solução de um problema. Esta definição tem uma implicação importante, pois, como processo, a criatividade pode ser estudada, compreendida e aperfeiçoada. Ela tira da criatividade aquela áurea de um evento mágico, místico e transcendental; um beijo de Deus na sua testa.

Ser criativo é ter a habilidade de gerar idéias originais e úteis e solucionar os problemas do Balão Montgolfierdia-a-dia. É olhar para as mesmas coisas como todo mundo, mas ver e pensar algo diferente. O balão de ar quente foi inventado pelos irmãos Joseph e Etienne Montgolfier em 1783. A idéia teria ocorrido a Joseph ao ver a camisola de sua mulher levitar, depois que ela a colocara perto do forno para secar. Daí teria vindo a idéia de construir um grande invólucro em forma de pêra, de papel e seda, com uma abertura na base para ser inflado com a fumaça de palha queimada. Milhões de pessoas já tinham visto este fenômeno, mas somente os irmãos Montgolfier tiraram proveito prático desta observação. Eles viram muito mais do que uma camisola flutuando – isto é criatividade.

Inovação e criatividade são a mesma coisa? A resposta é não. Criatividade é pensar coisas novas, inovação é fazer coisas novas e valiosas. Inovação é a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou serviço), processo de trabalho, ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações. Os conceitos de produto, processo e prática são totalmente genéricos, se aplicando a todos os campos da atividade humana, como indústria, comércio, governo, medicina, engenharia, artes, entretenimento, etc. O termo implementação implica em ação: só há inovação quando a nova idéia é julgada valiosa e colocada em prática. Os irmãos Montgolfier transformaram a observação de uma camisola flutuando num balão – isto é inovação.

Nem sempre a inovação é o resultado da criação de algo totalmente novo mas, com muita freqüência, é o resultado da combinação original de coisas já existentes. A invenção do radar é uma combinação de elementos conhecidos: ondas de rádio, amplificadores e osciloscópios. Algumas importantes inovações consistem de novos usos para objetos e tecnologias existentes. Um bom exemplo é o uso da Internet pelos bancos, permitindo aos clientes o acesso direto aos serviços bancários. Outro exemplo: o uso do telefone celular para monitoramento de portadores de doenças cardíacas.

Artigos relacionados:

Conheça e explore sua criatividade

Por que criatividade?

Anatomia das grandes invenções

Desvendando o segredo dos grandes inventores

Para uma lista completa, consulte o Índice de artigos

Leave a Comment

{ 18 comments… read them below or add one }

Valmir Pacheco da Rocha abril 10, 2014 às 20:42

Criatividade e Inovação não são as mesmas coisa, mas ocupam o mesmo espaço do cérebro de uma pessoa inteligente, como podemos ver no exemplo do balão de ar quente, quando foi visto a camisola de sua esposa inflar a beira do fogão ele criou um invólucro em forma de pera de papel e seda e fez uma abertura na base para ser inflado e depois colocou a idéia de grande valia em prática e juntou criatividade com inovação.

Responder

elizandra outubro 16, 2013 às 14:58

que interessante!!!!!!

Responder

marcello dias maio 22, 2012 às 20:46

Um processo seja ele qual for é preciso observar atentamente, para que se desenvolva um raciocínio lógico para que se evolua dentro do processo através da observação.

Responder

Jairo Siqueira maio 22, 2012 às 20:57

Marcello, concordo plenamente. O processo fornece a disciplina para análise e interpretação dos fatos; o conhecimento vem da observação e reflexão.

Responder

Wilker Dallas maio 22, 2011 às 05:40

Parabéns pelo artigo. Gostaria de sugerir uma inovação para o site. Ok, não é uma inovação tão nova, pois em 1 dia a internet deixa as inovações obsoletas. Mas sem dúvida seria interessante um botão “curtir” do Facebook. Abraços!

Responder

Jairo Siqueira maio 23, 2011 às 06:50

Wilker, sugestão aceita, muito obrigado!

Responder

Carol Guerino fevereiro 15, 2011 às 18:05

Boa Noite Jairo. Sou estudante de Design de Interiores na UVA-RJ e estou fazendo uma pesquisa científica sobre o Processo Criativo, voltada para designers de jóias. Uma referência da bibliografia passada pela minha orientadora foi o seu blog, e gostaria de saber se você poderia me auxiliar em minha pesquisa… em relação as perguntas que possam surgir durante minha pesquisa.
Desde já agradeço…
Carol Guerino

Responder

Sandra Liberato novembro 14, 2010 às 19:32

Boa noite! Jairo Siqueira

Poço entender que Inovação é a criatividade em ação?

Responder

Jairo Siqueira novembro 14, 2010 às 19:54

Sandra,

Inovação é uma ideia criativa que o mercado, ou a sociedade, considera útil e valiosa. Assim a inovação sempre compreende a ação de implementação desta ideia.

Responder

eliberto outubro 22, 2010 às 09:30

Achei interessante, porém não consegui entender a fundo , estarei me aprofundando mais nesses dois temas para poder fazer um comentario mais concreto.

Responder

Marcos Teles outubro 26, 2009 às 01:00

Caro Jairo,
Belo artigo. Sou criativos, mas precisamos ser mais inovadores. Passarei a acompanhar o seu site. Assim como você, gosto muito do tema.
abraços,
Marcos Teles

Responder

Jose Carlos Gomes agosto 29, 2009 às 22:42

CRIATIVIDADE!!!! Temos várias
Peço-lhe a fineza de entrar em contato, visto que a criatividade que tive, é complexa, porém, útil, visto que em apenas um produto pode ser vendido para outra categoria.
Gostaria de contribui, pois vejo viabilidade comercial com estas novas idéias que posso passar, envolve nova tecnologia e será uma largada na frente dos concorrentes (uma tacada de marketing).

POREM COMO POSSO PASSAR MINHA CRIATIVIDADE SEM TER REGISTRADO?

O que devo fazer para garantir minha ideia!

Atenciosamente,

José Carlos Gomes

Responder

Jairo Siqueira agosto 30, 2009 às 09:57

Caro José Carlos Gomes,

Você tem dois caminhos para apresentar e assegurar a propriedade de suas ideias. Procure o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual para obter orientação. Um outro caminho é procurar uma Universidade mais próxima que tenha um programa de apoio a inovação para empresários.

Boa sorte.

Responder

FERNANDA LIMA junho 10, 2009 às 23:52

OI, BOA NOITE.
GOSTARIA DE SABER OS PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS DOS METODOS: BRAINSTORMING, SCAMPER, MIND MAP E QUESTIONAMENTO E SUPOSICAO E A RELAÇÃO ENTRE ELES.

ATT,
FERNANDA LIMA

Responder

Jairo Siqueira junho 11, 2009 às 08:24

Prezada Fernanda Lima,
Sua pergunta é muito interessante, mas a resposta é muito extensa para este espaço de Comentários. Vou escrever um artigo sobre suas perguntas em breve.
Um grande abraço,
Jairo

Responder

Diogo da Costa Valle dezembro 11, 2008 às 13:11

Criação é a forma que o ser humano tem de expressar a habilidade que tem dentro do seu interior, e essa criação tem duas finalidades, uma boa e uma ruim, a criação da pólvora, trouxe disgraça a humanidade, deu sensação de poder e ao mesmo tempo nos tornou prisioneiro do mal que existe dentro de nós, a finalidade boa criativa é aquela que não faz mal a ninguém, que tras alegria e não machuca o próximo.

Responder

Eunice Pinheiro da Silva março 8, 2008 às 20:12

Gostaria que vcs me auxilisse como é uma pessoa criativa e como saber se samos muito criativos .
Gostaria que me informasse a respostas para “Criatividade e Inovação”

Responder

Patrícia fevereiro 21, 2008 às 16:30

Olá Jairo,
Sou Designer e estudante de publicidade, achei muito bom seu artigo!

Responder

Next post: