Técnicas de criatividade

por Jairo Siqueira · 18 comentários

em Criatividade, Técnicas e Ferramentas

Post image for Técnicas de criatividade

A literatura especializada apresenta uma vasta gama de técnicas e ferramentas para apoiar a geração de ideias, desde métodos altamente estruturados, até outros totalmente desestruturados. Estas abordagens podem ser classificadas em três categorias, reunindo algumas dezenas de ferramentas de criatividade:

Estímulos psicológicos: ferramentas que têm o propósito de provocar sua mente e libertá-la dos bloqueios mentais que obstruem sua imaginação. A mente age de forma livre e aleatória, procurando uma grande quantidade de ideias, sem muita preocupação com a qualidade e relevância das mesmas. A qualidade e relevância são examinadas posteriormente, na fase de triagem e seleção. Incluo neste grupo o Brainstorming, o Questionamento de Suposições e o Desafio Criativo
.
Orientação do raciocínio: ferramentas que ajudam a orientar o pensamento criativo oferecendo conceitos e direções para geração de novas ideias. São métodos medianamente estruturados, com plena liberdade de imaginação, mas seguindo orientações genéricas para assegurar um nível razoável de relevância. Esta categoria inclui também ferramentas que ajudam a organizar e relacionar as informações obtidas e as ideias geradas. Incluo nesta categoria: SCAMPER, Listagem de Atributos e Análise Morfológica.

Pensamento Inventivo Sistematizado: técnicas que utilizam a base de conhecimentos derivada das experiências inovadoras em diversos campos da atividade humana. As técnicas deste grupo se baseiam nos princípios inventivos identificados pelo engenheiro russo Genrich Altshuller, mediante o exame de mais de duzentas mil patentes de inventos. Através destes princípios, o pensamento criativo pode seguir as trilhas já percorridas por milhares de inventores e solucionadores de problemas e se inspirar nas suas ideias e nas soluções de problemas similares ao seu. Este grupo inclui: TRIZ, ASIT e USIT. Na sua origem, estas técnicas foram criadas para apoiar a solução de problemas técnicos mais complexos, especialmente no desenvolvimento de novos produtos, sistemas e tecnologias. Nos últimos anos, vimos a ampliação da aplicação destas técnicas na solução de problemas gerenciais e sociais.

Estes três grupos não são excludentes. Você pode combinar as ferramentas dos três grupos, de acordo com seu estilo e suas necessidades. Por exemplo, o Brainstorming pode ser combinado com o SCAMPER ou com o TRIZ; o Desafio Criativo com a Listagem de Atributos.

Por que tantas ferramentas? Não bastariam duas ou três? Poderiam bastar para você, mas a criatividade é um negócio complexo, onde tentamos agir sobre os bloqueios mentais, ou seja, no subconsciente. Temos de considerar que:

  • As ferramentas que funcionam para você podem não servir para outras pessoas.
  • Cada ferramenta fornece um distinto tipo de estímulo ou orientação, levando a ideias diferentes.
  • Algumas ferramentas são mais apropriadas para certos tipos de problemas e situações
  • Algumas ferramentas são mais apropriadas para certas culturas organizacionais.
  • Sua mente pode ficar acostumada com uma ferramenta particular, tornando-a menos eficaz.

Na página Ferramentas de criatividade você encontrará a apresentação de algumas das ferramentas mais usadas.  No livro Criatividade Aplicada você encontrará tutoriais coma as descrições destas ferramentas e suas aplicações com exemplos práticos.

Apenas um pequeno pedido: dê-me um retorno sobre as ferramentas que você usar e sua avaliação sobre sua aplicabilidade, facilidade de uso e resultados obtidos.

Livros Criatividade

Artigos relacionados:

O processo criativo

Criatividade é criar novas conexões

Mapa mental: organize suas ideias

10 regras de ouro para realizar uma sessão de criatividade

Como líderes inovadores tratam as ideias criativas

 Para uma lista completa, consulte Índice de Artigos

Escreva seu comentário

{ 18 comentários… leia-os abaixo ou escreva o seu }

André outubro 2, 2012 às 18:44

Boa noite….estou gostando muito das dicas, e sou atleta de taekwondo…mas estou com um bloqueio muito grande em competir como faixa-preta…e eu quero muito e já faz 12 anos que treino.

um abraço

Responder

Lucas Welema setembro 1, 2011 às 14:19

Carrissimo Jairo eu sou angolano e gostei em navegar na sua pagina foi super bom e me ajudou muito a desenvolver um tema acerca do trabalho em que eu estou a realizar. E gostaria muito em trocar emails com o senhor. Aquele abraço
Obrigado!

Responder

mateus abril 11, 2011 às 09:49

bom dia, estou preparando um doutorado sobre processo criativos artísticos através de uma ferramenta de arte tecnologia. Esses estúdios seus sobre os processos são muito interessante, tal vez voce poderia me indicar outras pesquisas sobre os processo criativos artísticos ? Conhece os textos do artista paul Klee, porem são muitos poucas estúdios sobre essa temática.
Estamos também preparando uma serie de oficina para os artistas amplificar suas capacidades criativas, então com certeza voltarei a pedir conselhos !!!
grande abraço

mateus Duvignaud
agradeço

Responder

Jairo Siqueira abril 11, 2011 às 23:00

Caro Mateus,

Meus estudos sobre criatividade são direcionados às inovações nos negócios e pouco conheço da criatividade artística. Sinto não poder atender sua solicitação. Saudações.

Responder

Samira Rodrigues janeiro 31, 2011 às 10:22

Adorei a forma didática dos seus artigos, voltados para pessoas que nao sao psicologas, como eu. Sou Administradora, professora da Disciplina Empreendedorismo da UFMA- Univ. Federal do MA. E gosto de repassar artigos menos tecnicos para meus alunos, para eles terem tesão pelo assunto.

Um abraço, Samira

Responder

Elizdriana novembro 10, 2010 às 15:39

achei interessante a materia sobre tecnicas de criatividade desejo informações quem foi a pessoa entrevistada a qual escreveu esse artigo.

Responder

Jairo Siqueira novembro 10, 2010 às 15:46

Elizdriana

Todos os artigos publicados neste site são de miha autoria.
Jairo Siqueira

Responder

marcas patentes outubro 13, 2010 às 13:35

Muito legal mesmo!

Responder

angely março 22, 2010 às 08:48

o que vc fes foi bom
nao critico vc mas as veses e di-ficil
mas nao critico vc e bom saber di-so se o que vc e
nao mude por nada bjsss te adoro tchauuuuuu bjsss

Responder

angely março 22, 2010 às 08:43

oi como vai adorei do que vc
fes foi vamos diser que bom
bom bom bom….
foi bom deixar o meu recado bjssss .
angel tchauuuuuuuu.

Responder

filomeno Martins agosto 20, 2009 às 00:34

Boa noite,caro amigo seu material é excelente,parabens.

Responder

Glaucia março 19, 2009 às 18:00

amei esse site, sou aluna do curso de publicidade e propaganda , simplesmente de mais. Está me ajudando e muito nos meus trabalhos de faculdade ..
um grande abraço!

Responder

Salete de m. de Souza setembro 1, 2008 às 21:30

ola sou propietara de uma estética, já estou na área a 17 anos, mas estou encontrado dificuldade de acompanhar o mercado competitivo, seus artigos me ajudarão muito, parabens pelo sait, obrigado.

Responder

Jaqueline Rodrigues setembro 26, 2007 às 21:57

Boa Noite, sou pós graduanda em engª de produção na UTFPR em Ponta Grossa – Pr., estou acessando o site em busca de referenciais teóricos para o trabalho de conclusão da pós, caso seja possível, preciso de indicações envolvendo as técnicas e ferramentas de criatividade. Abordarei cada uma delas para efetuar um disgnóstico em indústrias. Parabéns pelos artigos serão bastante úteis.

Responder

William Felipe Lucena setembro 24, 2007 às 20:45

Boa noite,

Sou estudante de Terapia Ocupacional da Universidade Padre Anchieta e gostaria de parabenizá-lo pelo artigo.
Estou procurando materias para realização de um trabalho acadênico e gostaria de ver a possibilidade de trocarmos e-mails, pois gostaria de algumas referências de materiais para a execução do meu trabalho que fala sobre: “Processo Criativo”.

Muito Obrigado e Parabens pelo Artigo.

Responder

mauricio aguiar setembro 5, 2007 às 03:41

Muito bom meu amigo um abraço!

Responder

Annatália Gomes maio 19, 2007 às 09:57

Caro amigo Jairo,

Agradeço a sistematização que, com certeza, contribuíra significativamente para os meus trabalhos com os grupos. Parabéns!

Responder

MARILZA JAMPAULO SAMPAIO março 24, 2007 às 16:56

adorei navegar em sua pagina , me ajudou muito .
obrigada

Responder

Artigo anterior:

Artigo seguinte: