Ferramentas de criatividade

por Jairo Siqueira · 14 comentários

em Criatividade, Técnicas e Ferramentas

Ferramentas de criatividadeNos últimos sessenta anos, um grande número de estudiosos tem trabalhado na criação de algumas dezenas de ferramentas de criatividade. Há uma vasta gama de recursos que refletem uma notável diversidade de estilos e abordagens. No e-book Criatividade Aplicada, apresento uma seleção de ferramentas de criatividade que considero essenciais e suficientes para a maioria das situações relacionadas à melhoria e inovação de produtos, serviços e processos.

Brainstorming: ferramenta para geração de novas ideias, conceitos ou soluções relacionadas a um tema específico num ambiente livre de críticas e de restrições à imaginação. Tem a finalidade de reunir uma série de ideias que possam servir de orientação para a solução de um problema ou desenvolvimento de uma oportunidade. A livre expressão de ideias é uma condição importante para potencializar a atitude criadora individual e coletiva. A palavra Brainstorming pode ser traduzida como “Tempestade Cerebral” ou “Tempestade de Ideias”.

Mapa Mental (Mind Map): diagrama usado para representar palavras, ideias, tarefas ou outros itens ligados a um conceito central e dispostos radialmente em volta deste conceito. É um diagrama que representa conexões entre porções de informação sobre um tema ou tarefa. Os elementos são arranjados intuitivamente de acordo com a importância dos conceitos. Pela representação das informações e suas conexões de uma maneira gráfica, radial e não linear, o Mapa Mental estimula a imaginação e o fluxo natural de ideias livre da rigidez das anotações lineares (listagens).

SCAMPER: um conjunto de sete operadores (verbos manipuladores) que possibilitam a exploração de diferentes maneiras de transformar um objeto, sistema ou processo. O nome desta ferramenta vem das iniciais dos sete operadores: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Procurar outros usos, Eliminar e Rearrumar.  Na essência, o SCAMPER é uma lista de perguntas estimuladoras da criatividade, baseada na noção de que muitas coisas novas resultam de modificações ou combinações de coisas já existentes.

Listagem de Atributos: técnica que:

  • pega uma entidade, que pode ser um objeto, sistema ou projeto;
  • identifica e caracteriza seus diversos atributos;
  • identifica os variados valores que estes atributos podem assumir; e
  • combina esses atributos para encontrar novas formas do objeto, sistema ou projeto.

Use quando tiver uma situação que possa ser decomposta em atributos. Esta ferramenta é indicada quando se quer criar ou melhorar um produto, serviço, sistema, processo ou projeto.

Questionamento de suposições: processo de questionar a validade de regras, procedimentos, situações, informações ou comportamentos assumidos como verdadeiros e incontestáveis. Nós estamos cercados de suposições a respeito de porque certas coisas existem e de como funcionam. Acostumamo-nos a aceitar e a não questionar estas suposições. Na verdade, temos grande dificuldade de enxergar e reconhecer estas suposições. Com muita frequência, estas suposições são invocadas como razões e justificativas para que as coisas sejam mantidas como estão, imutáveis.

Nove Janelas: um obstáculo comum à inovação e solução de problemas é a dificuldade de definir o problema devido à complexidade da situação. Problemas complexos precisam ser analisados sobre distintas perspectivas para serem adequadamente entendidos e definidos. A técnica Nove Janelas pode ajudar a desvendar a complexidade, de forma que o problema se torne mais claro. É uma ferramenta visual que permite analisar a situação sob diferentes perspectivas, especialmente em pensar sobre o problema a resolver em termos de Tempo e Escala.

Pensamento Inventivo Sistematizado: esta técnica se baseia nos Princípios Inventivos do TRIZ (Teoria da Solução Inventiva de Problemas) desenvolvidos por Genrich Altshuller, e que sintetizam a base de conhecimentos derivada das experiências inovadoras em diversos campos da atividade humana. Através destes princípios, o pensamento criativo pode seguir as trilhas já percorridas por milhares de inventores e solucionadores de problemas e se inspirar nas suas ideias e nas soluções de problemas similares ao seu.

Positivo, Negativo e Interessante: PNI é uma ferramenta que tem como objetivo explorar uma ideia pela análise de seus pontos fortes, fracos e interessantes:

  • Positivo: as boas coisas, o que você gosta na ideia.
  • Negativo: as coisas ruins, o que você não gosta.
  • Interessante: o que você acha interessante e que merece uma reflexão.

Ao invés de dizer simplesmente que gosta ou não gosta de uma ideia, use o PNI para explorar melhor seus diversos aspectos, antes de fazer seu julgamento.

No e-book Criatividade Aplicada você encontrará tutoriais coma as descrições destas ferramentas, suas aplicações com exemplos práticos.

As ferramentas selecionadas têm sido usadas com sucesso tanto na indústria, como também no comércio, publicidade, governo, educação, lazer e outros setores.  Estas ferramentas têm ajudado indivíduos e equipes a gerarem uma grande variedade de ideias interessantes, ou a elaborar e tornar as ideias mais ricas e completas. Elas fornecem um meio estruturado para combinar intuição, imaginação, conhecimentos e experiências na geração de ideias inovadoras. Fornecem a matéria prima para desafios intelectuais mais complexos e para ações bem sucedidas na realização de objetivos diversos, como:

  • Melhorias radicais ou desenvolvimento de novos processos, produtos ou serviços.
  • Melhorias da qualidade e da produtividade.
  • Soluções criativas de problemas crônicos como desperdícios, reclamações constantes de clientes, erros persistentes, etc.
  • Ações corajosas e inovadoras para tratar importantes questões sociais, econômicas e ambientais ainda não equacionadas e causadoras de pobreza, injustiças, conflitos e insegurança.

Baixe o e-book Criatividade Aplicada, aprenda mais sobre estas ferramentas e suas aplicações e aprimores suas habilidades criativas.

Artigos relacionados:

O processo criativo

Técnicas de criatividade

Mapa Mental: organize suas ideias

Como selecionar suas melhores ideias

10 regras de ouro para realizar uma sessão de criatividade

Como líderes inovadores tratam as ideias criativas

Como lidar com os bloqueios à criatividade

Para uma lista completa, consulte Índice de Artigos

Escreva seu comentário

{ 14 comentários… leia-os abaixo ou escreva o seu }

Jaeder wiler maio 7, 2014 às 14:24

Excelente. Obrigado por socializar às informações.

Sidnei setembro 17, 2010 às 09:59

Jairo,
Um site excelente, com materiais excelentes, facilmente aplicáveis e com resultados extremamente efetivos. Meus parabéns por esta nobre iniciativa.

Abraço,

Sidnei

marcas patentes setembro 13, 2010 às 15:44

Que bacana, obrigada!

Elizabete Moreira janeiro 20, 2010 às 14:34

Boa tarde !!!!

A descoberta deste site me fez entender que sou capaz de pensar e sair da inércia, motivo por qual quero receber seus arquivos.

Obrigada e parabéns !!

Elaine outubro 1, 2009 às 20:06

Boa Noite!!

Siqueira

Realmente seus artigos sao enriquecedores e faz com que me apaixone mais pelo assunto, gostaria de sempre receber seus artigos.

Parabens!

andre teles julho 31, 2009 às 10:20

Realmente este artigo é revolucionador e inovador!!!

Jairo Siqueira maio 18, 2009 às 17:14

Eros,

Muito obrigado, que bom que tenha gostado. Volte sempre.

Jairo Siqueira

Eros maio 18, 2009 às 16:56

parabéns pelo blog, muito bom mesmo.

Jairo Siqueira maio 10, 2009 às 20:34

Caro Eduardo,
Aprecio que voce tenha tido bom proveito com o material do meu site. Você será sempre bem vindo, volte sempre. Muito obrigado pelas palavras de incentivo.
Um grande abraço,

Jairo Siqueira

Eduardo Gonzaga maio 10, 2009 às 16:29

Bom, primeiramente quero parabenizar os criadores deste site, pois eu trabalho numa empresa onde a inovação, e ideias de todos os coloboradores são são importantissimas, sendo até premiadas e este site foi um achado que vale ouro, em segundo, parabenizar tambem pelas ferramentas de criatividades pois estou utilizando e são fantasticas. Espero que este site faça muito sucesso pois para mim ele ja é um sucesso.

Iara março 30, 2009 às 15:58

Sou estudante-senior do curso de Pedagogia, no 1º semestre. Minha mestra solicitou um trabalho sobre Critividade, fiquei precupada, pois retornando aos estudos com certa idade, e não tendo recebido estimulos para desenvolver a critividade me lamentei. Mas de certo eu não poderia ter encontrado seu site, se não fosse o tal trabalho. Agradeço seu despreendimento e empenho. Gostei muito do teor do site. Vou retornar em outra ocasião para me atualizar. Seu site me ajudou um bocado.

Thamyris setembro 2, 2008 às 19:27

adorei esse artigo… estava pesquisando sobre o assunto pois curso gestao empresarial e preciso fazer um trabalho sobre ferramentas de criatividade e seleção de ideias…. foi o melhor artigo que encontrei fazendo pesquisa…. vai ajudar bastante!!

:)

camilla motta junho 17, 2007 às 20:59

chutar o pau da barraca pode ajudar porque ao vernos em uma situacao completamente nova nossos cerebros reagem com uma especie de bombardeio criativo

camilla motta junho 17, 2007 às 20:56

me encantam estes jogos e exercicios gostaria de saber em que sitio de internet poderia encontrar mais…obrigado a pagina esta otima…muito esclarecedora.

Artigo anterior:

Artigo seguinte: