Como saber se somos muito criativos?

por Jairo Siqueira · 10 comentários

em Criatividade, Jogos e Exercícios

A capacidade de criar é uma das mais marcantes características do ser humano. Do controle do fogo até a divisão do átomo, uma incansável corrente de idéias inovadoras têm guiado nossa jornada através dos séculos. A compreensão científica da criatividade está longe de ser completa, mas um consenso já surgiu entre os estudiosos: a criatividade não é um dom divino, mas uma habilidade que poder ser aprimorada. Os mesmo fatores que nos possibilitam maximizar outros poderes cognitivos, como alguns exercícios mentais, a otimização de atitudes e do ambiente, podem também nos ajudar a desenvolver as habilidades criativas. Todos nós temos curiosidade sobre a nossa capacidade criativa. No entanto, as tentativas para encontrar um método para medir a criatividade, análogo ao QI usado para avaliar a inteligência, falharam até agora. A interpretação de algumas técnicas de medição da criatividade, como o Teste de Pensamento Criativo de Torrance, é muito subjetiva, dependendo muito do julgamento pessoal do avaliador.

As 7 principais características das pessoas muito criativas

Ao invés de usar um teste padronizado, os experts em criatividade buscam por certas características que as pessoas muito criativas parecem possuir. Algumas das principais características:

Fluência: o número de idéias, sentenças e associações que uma pessoa pode pensar quando apresentado a uma palavra, conceito ou problema.

Variedade e flexibilidade: a diversidade de diferentes soluções que uma pessoa pode encontrar quando solicitada a explorar os diferentes usos de alguma coisa ou a criar soluções para um problema.

Originalidade: a habilidade de desenvolver soluções potenciais que outras pessoas não conseguiram pensar.

Elaboração: a habilidade de formular uma idéia, de expandi-la e transformá-la numa solução concreta.

Sensibilidade a problemas: a habilidade de reconhecer o desafio central dentro de uma tarefa, bem como das dificuldades associadas a este desafio.

Redefinição: a capacidade de ver um problema conhecido sob uma perspectiva completamente diferente.

Tolerância à ambigüidade: a capacidade de aceitar e trabalhar ao mesmo tempo com múltiplas causas ou respostas a um problema ou desafio singular.

Teste sua criatividade

Embora os testes sejam subjetivos, você pode matar sua curiosidade sobre sua capacidade criativa fazendo os exercícios seguintes. Divirta-se e avalie seu potencial criativo.

O Teste de Torrance: dadas algumas formas gráficas simples, a pessoa é solicitada a usá-las ou combiná-las a ou a completar uma figura inacabada. Avaliadores julgam se os resultados são mais ou menos criativos, como nos exemplos a seguir.

Teste de Torrance - Exemplos

Exercite sua mente usando as figuras abaixo. Para usar ou combinar uma figura, você pode aumentá-la, reduzi-la, alterar sua cor ou reproduzi-la várias vezes. Na combinação, você pode usar duas ou mais figuras. Force sua mente para obter figuras altamente criativas e originais.

Teste de Torrance

Depois de terminar o exercício, releia as quatro primeiras características (fluência, variedade e flexibilidade, originalidade e elaboração) e verifique quais se destacam. Como você avalia sua criatividade? Quais características você precisa desenvolver para aprimorar suas habilidades criativas?

Livros Criatividade

Artigos relacionados:

Criatividade e inovação

10 atitudes das pessoas muito criativas

Criatividade: dádiva de Deus ou habilidade aprendida?

Cinco dicas para você se tornar mais criativo

Criatividade e inteligência

Para uma lista completa, consulte o Índice de artigos

Escreva seu comentário

{ 10 comentários… leia-os abaixo ou escreva o seu }

Alessandra Cavagna agosto 11, 2016 às 11:04

Bom dia!

Sou estudante de psicologia pelo Mackenzie, e estamos com um projeto de iniciação científica com o objetivo de saber se a leitura de literatura em adolescentes influência no processo de criatividade. Para o método, decidimos pelo Torrance, porém estamos com dificuldade de encontrá-lo para aquisição. Tentando pela Mago Psico Teste, mas até agora não abitemos retorno positivo. Saberiam me dizer, onde mais podemos encontrá-lo?

Responder

Jairo Siqueira agosto 11, 2016 às 16:17

Alessandra, sinto não poder ajudar, não tenho ideia onde encontrar.

Responder

Gabriel janeiro 26, 2012 às 10:20

A criatividade que Deus nos deu… e não, se Deus nos deu criatividade, como criaríamos com originalidade, coisas sem ele? Ele não é o dono de nossa inteligência?

Enfim, adorei este “teste”… precisava saber disso 😉

Responder

jordan outubro 11, 2010 às 13:32

Justamente a Criatividade vem de Deus, Inclusive a capacidade de CRIAÇÃO de fazer as coisas sem a existência DELE…

Responder

Victor H Palma dezembro 28, 2009 às 19:14

Boa noite.
É possível obter o teste de Torrance na sua totalidade? O livro já é antigo e, em Portugal, não consigo obtê-lo.
O que devo fazer para obter os seus testes sobre criatividade?

Responder

Jairo Siqueira dezembro 28, 2009 às 20:33

Caro Vitor Palma,

Você pode encomendar o livro de Torrance Criatividade – Medidas, Testes e Avaliações no site da Estante Virtual (www.estantevirtual.com.br).
Boas Festas e feliz 2010.

Responder

Rodrigo Vian julho 27, 2009 às 17:06

Todas as pessoas são criativas, mas muitas não espõe suas idéias com medo de fracassar.
Fracassado para mim é aquele que desiste perante o primeiro obstáculo ao invés de procurar uma solução para aprimorar sua idéia.
Toda perfeição vem do erro e o maior erro, é não tentar até encontrar a perfeição.

Rodrigo Vian

Responder

Jairo Siqueira agosto 18, 2008 às 16:03

Ana Paula,

Também creio que tudo vem de Deus. Quando digo que a criatividade não é divina, estou querendo dizer que ela não é um privilégio especial de uns poucos escolhidos, mas um dom comum a todos os filhos de Deus. Uns têm mais e outros menos, mas todos temos um potencial criativo que pode ser desenvolvido.

Responder

ANA PAULA agosto 18, 2008 às 12:31

Jairo, apesar de não concordar que a criatividade , não é divina, pois de acordo com a Biblia tudo vem de DEUS!!!!´eu gosto muito de tudo que leio em sua pagina e é com muito respeito ao seu trabalho que te parabenizo pelo tema CRIATIVIDADE, pois gosto e estudo tudo sobre ele.

Responder

Sandra Mônica Winkelmann dezembro 19, 2007 às 15:22

OLÁ JAIRO!! A ÁREA ACERCA DA CRIATIVIDADE E COISAS AFINS, INFELIZMENTE É UMA ÁREA POUCO EXPLORADA PELA MAIORIA DAS PESSOAS. NOS ACHAMOS MUITAS VEZES INCAPAZES DE MUITAS COISAS.
ABRAÇO,
SANDRA MÔNICA

Responder

Artigo anterior:

Artigo seguinte: