Inovação e sua rede de relacionamentos

por Jairo Siqueira · 0 comentários

em Criatividade, Inovação

Network

Normalmente, a tarefa de inovação de processos, produtos e serviços é um desafio complexo e que exige a colaboração de diversas pessoas e a combinação de conhecimentos e habilidades distintas. Esta colaboração se faz necessária desde o momento inicial de definição do problema a ser resolvido, passa pela etapa de geração de novas idéias e vai até a implementação da mudança.

Assim, o inovador eficaz não é simplesmente aquele que tem uma mente criativa, mas, sobretudo, aquele que também sabe cultivar e acionar sua rede de relacionamentos.

Uma rede de relacionamentos altamente eficaz se compõe de três grupos distintos:

1. A Turma da Cozinha: São as pessoas que o ajudam a gerar novas idéias e fazem as coisas acontecerem, põem a mão na massa. Elas formam o seu Network Operacional, e a maioria faz parte de sua equipe ou de equipes com as quais você e sua equipe mantêm estreitas relações de trabalho. Seu objetivo é desenvolver um forte relacionamento com todas elas e criar parcerias internas sólidas e duradouras.

2. Conselheiros: São as pessoas que podem analisar suas idéias sob perspectivas diferentes, criticá-las e oferecer sugestões para aprimoramento. Estas pessoas formam o seu Network Pessoal e podem pertencer ou não à sua organização. Seu objetivo deve ser ampliar esta rede e estabelecer relacionamentos de qualidade e mutuamente benéficos.

3. Tomadores de Decisão: Este é o seu Network Estratégico, formado por acionistas, dirigentes e clientes. São as pessoas que darão a palavra final sobre suas propostas de inovação. São também as pessoas que podem ajudá-lo a se manter sempre alinhado com os objetivos estratégicos da empresa e afinado com as tendências do mercado. Seu objetivo é aprofundar o relacionamento com elas e obter as diretrizes estratégicas para seus projetos de inovação.

Embora o tempo seja escasso, você não deve esquecer que cultivar a rede de relacionamentos também faz parte de seu trabalho. Como é o perfil de sua rede social? Ele contempla os três grupos acima? Se negativo, quanto tempo você está investindo para sanar as deficiências de seu network?

Livros Criatividade

Artigos relacionados:

10 atitudes das pessoas muito criativas

Conversar faz bem à criatividade

Os desafios da liderança inovadora

Como convencer as pessoas e vender suas idéias

Como líderes inovadores tratam as idéias criativas

Para uma lista completa, consulte Índice de Artigos

Escreva seu comentário

{ 0 comentários… acrescente o seu agora }

Artigo anterior:

Artigo seguinte: