Biomimética: Criatividade e inovação inspiradas pela natureza

por Jairo Siqueira · 5 comentários

em Criatividade, Ecologia, Inovação

Carro biônicoBiomimética (imitação da vida) é o novo ramo da ciência dedicado a entender os princípios usados pela natureza e usá-los como estímulos para inovações. As inovações da natureza, que têm sido desenvolvidas a aperfeiçoadas continuamente por milhões de anos, fornecem um estoque inesgotável de idéias e soluções engenhosas. Além das contribuições às inovações tecnológicas, estas idéias têm contribuído também para a causa de proteção ambiental.

Muitos dos conceitos inovadores que os engenheiros e cientistas estão adotando da natureza correspondem ao princípio da sustentabilidade. A natureza sempre alcança seus objetivos com economia, com um mínimo de energia, conserva seus recursos e recicla completamente seus resíduos. Pesquisadores de diversas áreas estão estudando as soluções encontradas pela natureza e procurando adaptá-las na solução de seus problemas e na inovação de seus produtos.

Em artigo anterior, Desvendando os segredos dos grandes inventores, vimos dois exemplos de inovações baseadas nas lições da natureza, as invenções do velcro e da máquina de descaroçar algodão. Um exemplo recente é o projeto do carro biônico da Mercedes-Benz. O projeto deste carro se inspira no pequeno Peixe-Cofre (Ostraction Meleagris). A despeito de seu corpo em forma de cubo, este peixe tropical apresenta uma aerodinâmica extraordinária. Ele é também um exemplo único de combinação de rigidez e leveza. Sua pele consiste de numerosas placas ósseas hexagonais que resultam em máxima resistência e peso mínimo que protegem efetivamente o animal.

Os pesquisadores da Daimler Chrysler examinaram esta estrutura biônica e transferiram este princípio para o projeto do carro. Os resultados foram notáveis:

  • mais de 40% de aumento da rigidez no painel externo da porta em relação aos resultados que se consegue com os métodos convencionais;
  • o peso total da carroceria reduzido em torno de um terço, sem diminuir a resistência e a segurança no caso de colisões;
  • os testes revelaram uma aerodinâmica equivalente aos melhores resultados já obtidos nas pesquisas da indústria automotiva.

Outras interessantes pesquisas realizadas para estudar as soluções da Mãe Natureza e adaptar seus princípios na melhoria de produtos e métodos:

  • o nariz dos golfinhos é o modelo para uma protuberância em forma de pêra na proa do navio, que possibilita cruzar os oceanos com menor resistência da água e redução do consumo de combustível;
  • os engenheiros do Airbus copiaram a áspera pele do tubarão para desenvolverem uma lamina que cobre a asa do avião, resultando uma redução superior a seis por cento na fricção e considerável economia de combustível;
  • superfícies auto limpantes baseadas nas folhas do lótus.

Nós, os humanos, temos usado os recursos naturais de forma totalmente ineficiente e perdulária, com elevados custos ambientais. A biomimética nos oferece um caminho para aprender com os seres vivos como resolver nossos problemas de forma sustentável.

Se estiver interessado em conhecer mais sobre a biomimética, recomendo a leitura do livro Biomimética: Inovação inspirada pela natureza, de Janine Benyus.

Livros Criatividade

Artigos relacionados:

Anatomia das grandes invenções

Desvendando o segredo dos grandes inventores

Criatividade: mente aberta, olhos e ouvidos atentos

Os segredos da criatividade revelados por cientistas e escritores

Trilha Natural: sua criatividade na defesa do meio ambiente

Para uma lista completa, consulte Índice de Artigos

Escreva seu comentário

{ 5 comentários… leia-os abaixo ou escreva o seu }

André dezembro 2, 2012 às 23:36

Incrível como a ‘Natureza’ demonstra sabedoria, que é imitada pelas pessoas, as quais aprendem muito com isso. Para mim, é uma demonstração evidente da existência de um Criador, que é a fonte da inteligência do que vemos e pesquisamos.

Responder

eduarda 10 junho 19, 2012 às 19:16

Salvou o meu dia

Responder

Elane janeiro 31, 2012 às 18:25

Incrivelmente interessante o assunto, vou pesquisar mais, parabéns pelo artigo!

Responder

edinei setembro 4, 2009 às 16:17

biomimetria é massa

Responder

Roberto (Royal Scion) março 20, 2009 às 14:35

Muito interessante isso!!
E acredito que e mais interessante ainda por nos dar curiosidade para querer saber mais sobre isso e ate querer fazer nossas proprias invenções inspiradas na natureza!!

Muito boa!!!

Responder

Artigo anterior:

Artigo seguinte: