Ouse sonhar, não tenha medo de sua criatividade

por Jairo Siqueira · 0 comentários

em Criatividade, Motivação

O medo faz parte de nossas vidas e talvez seja a emoção mais básica que temos. O medo é um alarme emocional que é ligado quando estamos prestes a entrar em terreno desconhecido. Ser criativo é uma aventura no desconhecido, uma saída de nossa zona de conforto e o abandono de hábitos e métodos cultivados há muito tempo. Estas mudanças sempre geram receio de fracasso e ansiedade sobre os obstáculos que surgirão.

Assim, existe uma relação simbiótica entre criatividade e medo. Se você não sente pelo menos um pouco insegurança sobre uma nova ideia, é um sinal forte de que sua ideia não seja realmente inovadora. O sentimento de medo é o ponto de virada do processo criativo, quando você decide entre ir em frente ou desistir. Se você superar o medo, sua criatividade floresce; se o medo paralisá-lo, sua criatividade fenece.

Se você sente medo e ansiedade nos momentos de criatividade, saiba que não está sozinho. Pessoas reconhecidamente criativas também enfrentam os mesmos sentimentos. Vejamos o que algumas destas pessoas têm a nos dizer sobre o medo.

Leonardo da Vinci: O medo nasce mais cedo que tudo o mais.

Joseph Chilton Pearce: Para viver uma vida criativa, devemos perder o medo de estarmos errados.

Ranier Maria Rilke: Talvez tudo que nos amedronta seja, na sua mais profunda essência, algo desamparado que deseja nosso amor.

Frances Moore Lappe: Mesmo o medo da morte é nada comparado com o medo de não ter vivido autentica e plenamente.

Robert Maurer, Psicólogo: Sua habilidade de ser capaz de nutrir a si próprio, e dar a si mesmo a permissão para cometer erros e aprender com eles, é seu maior atributo como um artista e ser humano.

Vincent van Gogh: Os pescadores sabem que o mar é perigoso e que a tempestade é terrível, mas eles nunca acharam esses perigos razões suficientes para permanecerem em terra.

Para superar o medo do novo e fortalecer a criatividade, é preciso pensar como um pescador e perguntar: O que pode acontecer de pior na tentativa de realizar meu sonho? O que pode acontecer de melhor? Se o melhor que pode acontecer supera o pior que pode acontecer, tome as devidas precauções e vá em frente com confiança.

O medo existe por alguma boa razão, para nos proteger, mas não para nos paralisar. Se pudermos entender o que ele procura, estaremos mais preparados para deixá-lo ir embora.

Livros Criatividade

Artigos relacionados:

Conheça e explore sua criatividade

Bloqueios à criatividade

Criatividade: como superar o medo de falhar

10 atitudes das pessoas muito criativas

12 dicas sobre como realmente aprender com seus erros

Para uma lista completa, consulte Índice de Artigos

Escreva seu comentário

{ 0 comentários… acrescente o seu agora }

Artigo anterior:

Artigo seguinte: