Solução para Jogo dos copos

31 comentários

Pegue o segundo copo cheio, despeje seu conteúdo no quinto copo (contando da esquerda para a direita) e retorne o copo 2 ao seu lugar.

Jogo dos copos - solução

Se não conseguiu solucionar este desafio, foi porque, inconscientemente, você criou uma regra que não existe: não se pode mexer no conteúdo do copo. Este é um tipo de bloqueio mental muito comum: suposições criadas por nossa mente sobre como as coisas devem ser.

Nós estamos cercados de suposições a respeito de porque certas coisas existem e de como funcionam. Acostumamos-nos a aceitar e a não questionar estas suposições. Na verdade, temos grande dificuldade de enxergar e reconhecê-las. Com muita freqüência, elas são invocadas como razões e justificativas para que as coisas sejam mantidas como estão, imutáveis.

Reconhecer as suposições existentes em nossa mente é o primeiro passo para vencer este bloqueio. A ferramenta Questionamento de Suposições pode ajudá-lo a reconhecer e remover as suposições que bloqueiam sua criatividade.

Artigos relacionados:

Exercite sua mente: o encontro no espaço

Exercite sua mente: Retângulos vazios

Exercite sua mente: O Segredo do Cubo

Exercite sua mente: A travessia de Zeno

Teste sua criatividade: mostre seu lado artístico

Bloqueios à criatividade

Escreva seu comentário

{ 10 comentários… leia-os abaixo ou escreva o seu }

JOSE ROBERTO junho 17, 2015 às 17:02

ESTE JOGO FOI DIFÍCIL DE SE FAZER MINHA MENTE FICOU MUITO MAS MUITO DESASTRADO COM OS COPOS CHEIOS DE SUCO MOVER COPOS DE SUCO COM SEM SUCO SO COM UM COPO AI FICA BEM MAIS DIFICIL.

Responder

LUCIA TENUTO fevereiro 28, 2014 às 10:58

Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Conseguiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Pensei exatamente na solução apresentada.
Obrigada pelo desafio…….
Fiquei muito feliz por verificar que minha mente não está bloqueada….
Valeu!

Responder

emannuella outubro 19, 2012 às 11:31

Adorei!!!!!!!nossa voces tem que ficar nesse jogo!!!esfriei a minha mente!!eu consiguiiiiiii!!!!!kkkkkkkkkkk!!!rsrsrsrsrs

Responder

Vera maio 29, 2012 às 22:20

Facil demais…. é só pensar com lógica…. Adorei!

Responder

Leonardo dezembro 25, 2011 às 01:17

nem pensei muito, acertei de primeira.

Responder

Nana setembro 24, 2011 às 21:48

Muito legal…obrigada por compartilhar!

Responder

anonimo novembro 5, 2010 às 16:05

achei muito interessante este exercicio tentei de varias maneiras mas quando vi a soluçao fiquei mesmo supreendido pelo facto de que se deveria mover o conteudo do copo e nao tinha pensado nisso

muito interessante

Responder

adriano do Correia setembro 20, 2010 às 12:45

É legal ver algo diferente

Responder

Jaciele abril 14, 2010 às 15:39

Engraçado, essa foi a primeira solução que pensei, mas aí veio o bloqueio: “acho que não pode mover o conteúdo do copo, devo estar errada”. Isso reflete bastante sobre mim, porque é comum eu pensar de um jeito, mas, por insegurança, ou achar que não pode ser daquela forma por não ser algo convencional ou por achar que a a maioria não pensaria assim… descarto minhas soluções… Gostei do exercício!

Responder

carol abril 6, 2010 às 23:48

nooooossa eu me indignei parecia ser uma coisa tão difícil quando a lógia era só virar o líquido de um copo dentro do outro.uhhauhuahauhauha!

Responder